terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

RENTISTAS “ORIENTANDO” A CIÊNCIA EM DEFESA DA VIDA?: OS GRANDES FUNDOS FINANCEIROS SE BENEFICIAM DO BANQUETE ECONÔMICO DERIVADO DO CONFINAMENTO

Abutres carniceiros se alimentam de carcaças.Para estes animais uma matança em massa de presas é uma festa, um verdadeiro banquete. O que para alguns é morte, para outros seres é muito nutritivo. O capitalismo é assim, embora alguns só contem os mortos, outros contam apetitosos lucros. A “Quarentena Global” matou milhares de pequenas e médias empresas, outras grandes ainda estão agonizando, mas os grandes fundos financeiros, conhecidos como “abutres” cresceram em uma proporção nunca antes vista na história do capitalismo. O Grande Reset da economia, iniciado com a pandemia do coronavírus, encerrou o último vestígio do que ainda existia de setores onde o rentismo não era absolutamente hegemônico. Os “abutres” estão assumindo todos os setores da economia com a quebra generalizada dos segmentos capitalistas mais “frágeis”, desde o industrial, tecnológico, serviços e até o agronegócio, onde como um exemplo do que afirmamos, vimos o  CEO da Microsoft, Bill Gates o “patrono” das vacinas se tornar o maior proprietário de terras agricultáveis dos Estados Unidos. Em uma definição precisa da atual etapa histórica que atravessa o capitalismo: O capital financeiro capturou os próprios Estados nacionais, que se tornaram seus devedores em uma proporção maior do que o total do “PIB” dos países devedores.

Os rentistas “abutres”, que comandam tudo (economia, saúde, política) pela via de sua governança global, agora apostam no enfraquecimento letal do proletariado enquanto classe, impulsionando o “teletrabalho” e com a substituição das relações sociais por plataformas digitais, como forma de precarização completa das relações do mundo trabalho. Os rentistas entraram na participação acionária de empresas de informação e transmissão de dados, também se acoplaram com os barões da “Big Tech”, como a fusão com Bill Gates, graças a este movimento estratégico dispararam no mercado de ações a níveis históricos, criando a maior bolha financeira digital de todos os tempos.

Um bom exemplo deste curso do rentismo é o fundo “Direxion Work From Home”, que começou a operar em junho passado, em meio a uma pandemia global, e desde então registrou um retorno financeiro de mais de 3.700%, uma rentabilidade inimaginável para um investimento inicial de 1 bilhão de dólares, obviamente este fundo está focado em empresas que se dedicam ao teletrabalho, indicando assim a pavimentação “correta” para todas as empresas que buscam dividendos astronômicos nas aplicações em Bolsa. Outro gigantesco fundo, o “Allianz Global Artificial Intelligence” tem em sua carteira corporações que se beneficiaram muito com o confinamento social e o teletrabalho, como Amazon e Apple.

Também a Broadcom, empresa que oferece circuitos integrados para comunicações de banda larga, ou a Marvell Technology Group, que desenvolve tecnologia de infraestrutura de dados, tiveram uma rentabilidade absolutamente irreal, se comparado ao período pré-pandemia. Todo o bloqueio econômico e lockdown físico ao redor do planeta, fez com que estes fundos registrassem um lucro médio anualizado de 900%, somente no ano passado, e que até agora em 2021, já obtivessem um retorno de mais de 150% por cento.

O tradicional fundo JP Morgan, US Technology Fund, que teve um retorno anual de 700% e que até agora este ano registrou um lucro de mais de 100%,esse fundo, que investe em empresas norte-americanas do setor de tecnologia, tem em portfólio empresas como a Synopsys e outras corporações de equipamentos como a Apple ou mesmo empresas como o PayPal, que também se beneficiam da imposição do comércio eletrônico devido aos confinamentos. No ano passado, o “modesto” fundo “Renta 4 Multigestión / Andrómeda Value Capital”, registrou um aumento de 360% no mercado de ações, passando da “noite para o dia” a ter um ativo financeiro de 2,8 bilhões de dólares. 

A orientação de rígidos confinamentos sociais, por parte do Fórum Econômico de Davos,não foram impostos por motivos de saúde, ou por preocupações humanitárias em defesa da “ciência”. Como querem nos fazer crer o consórcio da mídia corporativa mundial. Se alguém quiser realmente saber por que está se arrastando por tanto tempo esta pandemia, onde a OMS condena qualquer tratamento clínico ou farmacológico contra a Covid, deve dar uma rápida olhada na cotação dos preços das ações. A cada dia do confinamento, os lucros dos fundos abutres aumentam e o preço de suas ações sobe em uma escala muito maior até do que a contaminação das atuais viroses que se espraiam pela Terra. Somente a esquerda reformista idiotizada e domesticada pelo capital, insiste em afirmar que os rentistas de Davos estão realmente “preocupados com a saúde da população do planeta”...