terça-feira, 28 de setembro de 2021

CRUZANDO A “LINHA VERMELHA”: PUTIN ADVERTE AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES DA OTAN NA UCRÂNIA... PELA UNIDADE ANTIIMPERIALISTA CONTRA A OFENSIVA DOS EUA E SEUS ALIADOS!

O Kremlin alertou nesta segunda-feira que qualquer ampliação da infraestrutura militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia cruzaria uma das "linhas vermelhas" do presidente Vladimir Putin, e Belarus disse que concordou em agir com Moscou em contraposição à atividade crescente da Otan.  Alexander Lukashenko, presidente bielorrusso que é aliado próximo da Rússia, acusou os Estados Unidos de montarem centros de treinamento na Ucrânia que afirmou equivalerem a bases militares, e disse que debateu o assunto com Putin. "Está claro que precisamos reagir a isto... concordamos que precisamos adotar algum tipo de medida como reação", disse Lukashenko. Trata-se da tática de provocar uma guerra na fronteira com a Rússia que englobe a OTAN, o imperialismo ianque e europeu (particularmente a França, já que a Alemanha não tem de fato FFAA desde a derrota na Segunda Guerra Mundial) para iniciar futuramente um enfrentamento de grandes proporções com Moscou, a fim de quebrar a Rússia e por fim à possibilidade de que Putin consolide um eixo burguês político-econômico-militar alternativo a OTAN e aos EUA.

Como se observa, estamos diante de um quadro geopolítico estratégico frente à luta de classes mundial, o que exige uma posição clara e justa dos Marxistas-Revolucionários: ao lado da resistência contra o imperialismo e os bandos fascistas, inclusive estabelecendo frentes únicas de ação com o exército russo para derrotar a ofensiva da OTAN em sua fronteira! 

Esta perspectiva abre caminho para que os trotskistas façam propaganda revolucionária nas trincheiras de combate para construir o verdadeiro Partido Comunista na Rússia e nas ex-Repúblicas Soviéticas, retomando as tradições internacionalistas revolucionárias de Lênin e Trotsky que neste momento se condensam na palavra de ordem de derrotar o imperialismo para edificar uma nova revolução de Outubro!