quinta-feira, 23 de setembro de 2021

FMI PARABENIZA BOLSONARO, O BUFÃO NEOLIBERAL ÚTIL A ELITE CAPITALISTA: “SAUDAMOS A COMPRA DAS VACINAS PARA COVID-19 E O AVANÇO DAS REFORMAS APESAR DA PANDEMIA”

Divulgado nesta quarta-feira (22) o relatório anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). A conclusão foi publicada no Artigo IV de 2021. Os diretores executivos do Fundo elogiaram o bufão neofascita Bolsonaro por sua resposta política neoliberal na pandemia: “Saudamos o impulso das reformas institucionais, apesar da pandemia, para criar as bases para uma economia mais competitiva. São necessários mais esforços políticos para reforçar a confiança do mercado, fomentar o investimento liderado pelo setor privado e fortalecer as perspectivas de médio prazo”. Com vimos, apesar da demagogia midiática contra o "genocida" Bolsonaro, a elite dominante capitalista apoia sua política de ajuste neoliberal, ataque aos trabalhadores e fechamento de contratos bilionários com a Big Pharma.

O FMI fez uma avaliação positiva da economia brasileira por meio da missão técnica que analisou o país. No documento a diretoria executiva do Fundo afirma que o “desempenho econômico tem sido melhor do que o esperado”. Projeta um crescimento do PIB de 5,3%. E detalha o motivo: — Em parte, devido à forte resposta política das autoridades. O PIB recuperou seu nível pré-pandêmico no primeiro trimestre de 2021 e o ímpeto continua favorável, apoiado por termos de troca em expansão e crescimento robusto do crédito ao setor privado.

O documento é otimista em outros aspectos também. Prevê melhoria na taxa de emprego, aumento de consumo “e, à medida que as vacinações continuarem, a demanda reprimida retornará por serviços pessoais”. Também aposta na queda da inflação “em direção ao ponto médio do intervalo da meta até o final de 2022.”

Sobre o tema vacinas, avalia a situação atual: " O governo adquiriu doses suficientes para inocular a população adulta em 2021, com a população mais vulnerável prevista para ser totalmente inoculada até o final do ano". Em resumo, o "negacionista" um cliente VIP da Big Pharma

O FMI também elogiou o Brasil “por sua resposta política decisiva” contra a Covid na questão da implantação do auxílio emergencial, “que reduziu significativamente a gravidade da recessão de 2020 e amorteceu seu impacto sobre os pobres e vulneráveis, ao mesmo tempo em que preparou o terreno para uma forte recuperação em 2021”.

A cantilena dos economistas neoliberais, que serviram tanto aos governos do PT como da extrema direita, estão sempre afirmando que a próxima “reforma” vai resolver o problema da estagnação econômica, primeiro o teto de gastos, depois a (contra)reforma trabalhista, depois a da Previdência... agora a reforma admnistrativa dos servidores públicos. 

É uma narrativa que não tem base real nos fatos da dinâmica das forças produtivas, objetivamente, a economia capitalista não acelerou o crescimento.

A adoção pelos governos burgueses (tanto de esquerda como de direita) de um “atalho” econômico para incentivar o consumo, como forma de passar a sensação de crescimento econômico, não passa de uma “aspirina” na tentativa de tratar o “câncer” capitalista, tem fôlego curto e se desfaz na primeira explosão da “bolha de crédito”. 

Somente a planificação econômica central, destruindo radicalmente a lógica do mercado, será capaz de impulsionar um verdadeiro crescimento histórico da economia para a esmagadora maioria da população, porém já em outros fundamentos: o socialismo.