terça-feira, 28 de setembro de 2021

DECLARAÇÃO DE MÉDICOS E CIENTISTAS INTERNACIONAIS SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19: “PROFISISONAIS DE SAÚDE DEVEM TER A LIBERDADE DE PRATICAR A ARTE E A CIÊNCIA DA MEDICINA SEM MEDO DE RETALIAÇÃO, CENSURA, DIFAMAÇÃO OU AÇÃO DISCIPLINAR PATROCINADAS PELA BIG PHARMA”

Nós, médicos do mundo inteiro, unidos e leais ao Juramento de Hipócrates, reconhecendo a profissão da medicina como a conhecemos em uma encruzilhada, somos obrigados a declarar o seguinte: CONSIDERANDO que é nossa maior responsabilidade e dever defender e restaurar a dignidade, integridade, arte e ciência da medicina; CONSIDERANDO QUE, há um ataque sem precedentes à nossa capacidade de cuidar de nossos pacientes; CONSIDERANDO QUE, os formuladores de políticas optaram por forçar uma estratégia de tratamento “tamanho único”, resultando em doença e morte desnecessárias, em vez de defender os conceitos fundamentais da abordagem individualizada e personalizada para o atendimento ao paciente, que demonstrou ser seguro e mais eficaz.

CONSIDERANDO QUE, médicos e outros profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, usando seus conhecimentos de epidemiologia, fisiopatologia e farmacologia, são frequentemente os primeiros a identificar novos tratamentos que salvam vidas; CONSIDERANDO QUE , os médicos estão cada vez mais desencorajados a se engajarem em um discurso profissional aberto e na troca de ideias sobre doenças novas e emergentes, não apenas colocando em risco a essência da profissão médica, mas mais importante e tragicamente, a vida de nossos pacientes; CONSIDERANDO QUE , milhares de médicos são impedidos de tratar seus pacientes, como resultado de barreiras impostas por farmácias, hospitais e agências de saúde pública, deixando a grande maioria dos prestadores de serviços de saúde impotentes para proteger seus pacientes. Os médicos agora estão aconselhando seus pacientes a simplesmente irem para casa (permitindo que o vírus se replique) e voltarem quando a doença piorar, resultando em centenas de milhares de mortes desnecessárias de pacientes devido à falta de tratamento; CONSIDERANDO QUE , este não é um medicamento. Isso não é atendimento médico e essas políticas podem constituir crimes contra a humanidade.

PORTANTO

FICA RESOLVIDO que a relação médico-paciente deve ser restabelecida. O cerne da medicina é essa relação, que permite aos médicos compreender melhor seus pacientes e suas doenças, formular tratamentos que proporcionem a melhor chance de sucesso, enquanto o paciente é um participante ativo em seus cuidados.

FICA RESOLVIDO que a interferência política na prática da medicina e na relação médico/paciente deve acabar. Os médicos e todos os provedores de saúde devem ter a liberdade de praticar a arte e a ciência da medicina sem medo de retaliação, censura, difamação ou ação disciplinar, incluindo possível perda de licenças e privilégios hospitalares, perda de contratos de seguro e interferência de entidades governamentais e organizações, que também nos impedem de atender os pacientes que precisam. Mais do que nunca, o direito e a capacidade de trocar descobertas científicas objetivas, que aumentam nossa compreensão das doenças, devem ser protegidos.

FICA RESOLVIDO, que o médico deve defender seu direito de prescrever o tratamento, observando o princípio PRIMEIRO NÃO FAÇA NENHUM DANO (FAÇA NENHUM DANO). Os médicos não devem se limitar a prescrever tratamentos seguros e eficazes. Essas restrições continuam a causar doenças e mortes desnecessárias. Os direitos dos pacientes, após serem plenamente informados sobre os riscos e benefícios de cada opção, devem ser restaurados para receber esses tratamentos.

FICA RESOLVIDO que convidamos os médicos do mundo todo e todos os provedores de saúde a se juntarem a nós nesta nobre causa, enquanto nos esforçamos para restaurar a confiança, integridade e profissionalismo na prática da medicina.

FICA RESOLVIDO que convidamos os cientistas do mundo, que são especialistas em pesquisa biomédica e defendem os mais elevados padrões éticos e morais, a insistir em sua capacidade de conduzir e publicar pesquisas objetivas e empíricas sem medo de retaliação em suas carreiras, reputações e meios de subsistência.

RESOLVE, que convidamos os pacientes, que acreditam na importância da relação médico-paciente e na capacidade de serem participantes ativos em seus cuidados, a exigirem acesso a cuidados médicos de base científica.

EM TESTEMUNHO DO QUE, o abaixo-assinado assinou esta Declaração na data em que foi escrita pela primeira vez. 

Junte-se e assine: https://doctorsandscientistsdeclaration.org/Global Covid Summit