sábado, 25 de setembro de 2021

ROMPENDO O BLOQUEIO DA BIG PHARMA: CUBA ENVIA PRIMEIRO LOTE DA VACINA ABDALA AO VIETNÃ

Após a visita do presidente vietnamita a Cuba na semana passadar, foi assinado um fornecimento de 5 milhões de doses. A BioCubaFarma, conglomerado de empresas públicas cubanas da área de biotecnologia e farmacêutica, enviou nesta sexta-feira ao Vietnã o primeiro lote de vacinas Abdala, projetadas pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Havana. A informação apareceu nas próprias redes digitais do CIGB e apesar de não detalhar o número exato de doses, trata-se de cerca de 15 caixas de 20 kg cada, que serão transportadas em avião da Vietnam Airlines, bandeira do país da Indochina, rompendo o bloqueio das grandes irmãs que controlam a Big Pharma.

Esse embarque segue o acordo firmado entre o CIGB e o Centro de Pesquisa e Produção de Vacinas e Produtos Médicos Biológicos do Vietnã (Polyvac), que inclui contrato de fornecimento e distribuição de 5 milhões de doses de Abdala.  Abdala foi a primeira das três vacinas desenvolvidas e produzidas na América Latina e Caribe, todas em Cuba, e recebeu sua autorização para uso emergencial em Cuba em 9 de julho e no Vietnã em 17 de setembro, pouco antes da chegada a Havana do presidente da aquela nação, Nguyen Xuan Phuc.

Em Cuba já foram aplicadas cerca de 20 milhões de doses de vacinas nacionais, e um número significativo delas corresponde a Abdala, cuja produção foi avançada e permitiu, desde maio passado, sua expansão massiva na capital do país e outras cidades.

Este medicamento é baseado no domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína spike do vírus SARS-CoV-2, seu segmento mais protuberante, para o qual é conhecido como uma vacina de subunidade.

Em ensaios clínicos mostrou eficácia de 92 por cento contra doenças sintomáticas e depois de sua aplicação massiva em Havana, estudos com toda a população mostraram eficácia de 90 por cento na prevenção de casos graves, em um contexto de circulação intensa, da variante Delta, mais contagiosa e mortal.

Segundo o CIGB, a plataforma tecnológica de produção de Abdala, subunidades protéicas, tem uma história de 30 anos de desenvolvimento e produção em Cuba, já que foi utilizada em outras vacinas administradas no país, na região da América Latina e Caribe e além, do próprio Vietnã.