quinta-feira, 9 de setembro de 2021

“DIREITOS JÁ” PREPARA ATO APÓS FIASCO PETISTA DO 7 DE SETEMBRO: FRENTE AMPLA BURGUESA PATROCINADA PELA REDE GLOBO COSTURA MANIFESTAÇÃO ELEITORAL CONTRA BOLSONARO E EM APOIO A CPI 

O movimento policlassista “Direitos Já – Fórum pela Democracia”, uma espécie de Frente Ampla burguesa que reúne PT, PSDB, Rede, PCdoBd, PSB e outros partidos patronais, se reuniu ontem para realizar um grande ato nacional para demonstrar força eleitoral. A reunião foi conduzida pelo sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do movimento. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, um dos presentes à reunião, a agenda culminaria com um grande ato nacional juntando todas as lideranças políticas, entidades e personalidades do país, nos fins de semana de 25 de setembro ou 2 de outubro, datas que coincidiriam também com a apresentação e votação do relatório final da CPI da Covid. Trata-se de uma Frente Amplíssima burguesa com setores neoliberais do chamado “Centrão”, incluindo desde os Tucanos até a “direita considerada civilizada” como Marina, Marta, Sarney, Roberto Freire... com o apoio da Rede Globo.

Segundo o site do Movimento “O Direitos Já! Fórum da Democracia é um movimento da sociedade civil em defesa da democracia e dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães, reúne ativistas das mais diversas organizações da sociedade civil e lideranças políticas de amplo espectro partidário (PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT, PV, REDE, PSDB, PSD, Cidadania, Podemos, MDB, DEM, PSL, PL e AGIR).”

A deputada federal Jandira Feghali, que representou o PCdoB na reunião, ressaltou a necessidade de incluir nestas ações e nesta grande manifestação todos os setores políticos do país que estão na oposição a Bolsonaro. Na opinião da deputada esta é a forma de derrotarmos este governo antidemocrático que tanto mal está causando ao país.

Participaram da reunião, além do senador Randolfe e da deputada Jandira, o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT), o senador José Aníbal, pelo PSDB de São Paulo, Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB, a ex-senadora e ex-presidenciável Marina Silva, a deputada Gleissi Hoffmann, presidente do PT, e representantes do DEM, PSB, PSL, PV e Cidadania.

“A ideia de ampliarmos as forças envolvidas nas manifestações contra o governo Bolsonaro, é fundamental”, assinalou Walter Sorrentino. “Já vínhamos alertando há algum tempo dos riscos para o país de um governo tóxico como este permanecer até o ano que vem”, frisou o dirigente nacional do PCdoB.

Entre as atividades do calendário proposto, que ocupa todo o mês de setembro, ocorrerá um ato internacional com personalidades políticas e intelectuais contra Bolsonaro, o pedido de uma audiência com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, um novo pedido de impeachment com a assinatura de juristas da esquerda à direita, que culminará com uma grande manifestação de rua.

Está absolutamente claro para a vanguarda militante e classista, que tal engodo político como o “Direitos Já”, é o caminho mais curto para colher estrondosas derrotas no combate contra a ofensiva neoliberal e fascista.

O movimento de massas deve sim organizar uma Frente Única Proletária e Popular, na luta pela construção da Greve Geral política por tempo indeterminado, para por abaixo o conjunto do regime bonapartista!