segunda-feira, 20 de setembro de 2021

ELEIÇÕES PARLAMENTO (DUMA) RUSSO: UMA VITÓRIA ESMAGADORA DE PUTIN. PARTIDO COMUNISTA (ALIADO DO PRESIDENTE) FICA EM SEGUNDO LUGAR AFIRMANDO QUE AGORA “LUTA PELO SOCIALISMO PELA VIA PACÍFICA”

O partido nacionalista “Rússia Unida”, do presidente Vladimir Putin, obteve uma significativa vitória com 49,83 % dos votos nas eleições para a renovação da Duma (Câmara baixa do parlamento russo), informou a Comissão Eleitoral Central (CEC), nesta segunda-feira (20/09). O Atual Partido Comunista da Federação Russa (PCFR)ficou em segundo lugar com 18,94 % das preferências eleitorais, superando os 13,34 % que tinha obtido nas eleições de 2016. O Secretário-Geral do partido governista, Andrei Turchak, afirmou que da legenda de Putin conseguiu 315 cadeiras de um total de 450 na Câmara Baixa do Parlamento (Duma), o que lhes permite reformar a Constituição sem depender de outras forças políticas. Porém as cadeiras colhidas pelo partido do Kremlin tiveram um pequeno recuo em relação às 334 de cinco anos atrás. O motivo foi o crescimento do Partido Comunista, parceiro do governo Putin, e que defende que agora “Luta pelo socialismo pela via pacífica”.

Também estarão presentes na Duma o Partido Liberal Democrata (neoliberal pró- imperialista) que ficou em terceiro lugar com 7,52%, o “Rússia Justa ” com 7,47% e “Pessoas novas” com 5,33%.Para entrar no parlamento russo, pelo sistema proporcional, os partidos devem superar a barreira dos 5% dos votos. “Cinco partidos políticos passam para a Duma após as eleições, o que é uma expansão da diversidade política na Rússia”, constatou a chefe da Comissão Eleitoral Central, Ella Pamfilova, nesta segunda-feira (20/09), registrando “orgulhosa” que nas eleições anteriores só 4 agremiações tinham conseguido o feito. É a maneira que o regime de Moscou tem para mostrar ao mundo ocidental que também lá funciona uma democracia burguesa. 

“Claro, gostaria de dirigir palavras especiais de gratidão aos cidadãos da Rússia. Obrigado por sua confiança, queridos amigos, por sua posição de vida ativa. Na verdade, uma participação acima de 51% dos que têm direito ao voto nesta difícil situação é muito mais do que os 47% nas últimas eleições”, expressou o contentamento com a vitória o presidente Vladimir Putin. 

O líder do Partido Comunista da Federação Russa, Gennady Zyuganov, celebrou o fortalecimento de seu partido nestas eleições legislativas de 2021: “O Partido Comunista, junto com as forças patrióticas de esquerda, teve um desempenho bastante bem-sucedido nessas eleições”, declarou, explicando que “a razão é que o partido apresentou um programa completo, um orçamento de desenvolvimento e leis-chave que ajudarão o país a sair de uma crise sistêmica e embasar um crescimento que favoreça os trabalhadores e o conjunto do povo”, assinalou. O PC da Federação Russa é um partido totalmente convertido ideologicamente ao programa da Social Democracia, e ao contrário do “nosso” PCB, não faz questão de esconder suas posições reformistas. 

As eleições parlamentares russas foram realizadas segundo um sistema eleitoral misto, no qual metade dos deputados (225) são eleitos pelo sistema majoritário (por meio de eleições nos distritos) e a outra metade, pelo sistema proporcional (por listas partidárias). Os partidos que não superam a barreira dos 5%, mas obtêm mais de 3% dos votos recebem “apoio financeiro” do orçamento do estado: 110 rublos (US $ 1,7) para cada voto. Qualquer semelhança com os regimes ocidentais da democracia dos ricos (que corromperam a esquerda com suas verbas estatais) não é uma mera coincidência.