segunda-feira, 20 de setembro de 2021

ESTADO OPERÁRIO NORTE-COREANO CONDENA O AUKUS: “A ALIANÇA IMPERIALISTA DESATARÁ UMA NOVA CORRIDA ARMAMENTISTA NUCLEAR”

Enquanto a polêmica entre os países imperialistas aliados continua após a formação da aliança AUKUS, o Estado Operário da Coréia do Norte atacou na manhã desta segunda-feira(20/09) a recente coalizão entre Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, alertando que o pacto desencadeará uma "corrida armamentista" em toda a região do Pacífico. "São atos extremamente indesejáveis ​​e perigosos que vão alterar o equilíbrio estratégico na região Ásia-Pacífico e desencadear uma corrida armamentista nuclear em cadeia", declarou a agência estatal KCNA, citando o chefe da seção de notícias estrangeiras do Departamento de Imprensa e Informação do Ministério das Relações Exteriores da Coreia.

Além disso, Pyongyang apoiou a posição de Pequim em relação ao belicoso acordo, bem como apontou Washington como "o principal responsável pela demolição do sistema internacional de não proliferação nuclear", destacando assim o ponto-chave do acordo que postula que os EUA fornecerá à Austrália as tecnologias necessárias para a construção de submarinos com propulsão nuclear. "A atitude de jogo duplo dos EUA, cada vez mais pronunciada após o surgimento do novo governo, corrói as normas e ordens internacionais universalmente aceitas e ameaça seriamente a paz e a estabilidade mundiais", afirmou o alto funcionário do Estado Operário.

Paralelamente, o dirigente comunista afirmou que a “Coréia do Norte pretende continuar fortalecendo suas capacidades de defesa nacional, especialmente diante da situação atual”. Além disso, Pyongyang prometeu tomar as medidas apropriadas caso a aliança "tenha um impacto adverso mínimo sobre a segurança" do país. Os Marxistas Leninistas apoiam incondicionalmente o direito ao armamento nuclear da Coréia do Norte.

Na última quarta-feira, foi anunciada a criação de uma aliança trilateral entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a AUKUS, que resultou no encerramento por Canberra de um programa de abastecimento de submarinos franceses convencionais. A intenção do Pentágono com o “acordo” é preparar uma agressão militar a China, elevando assim o nível da disputa pelos mercados mundiais, em plena etapa de crise terminal do modo de produção capitalista. O AUKUS pode ser caracterizado como o sinal bélico mais avançado da Nova Ordem Mundial, que avança a passos largos para tentar implementar o fascismo sanitário em escala global, contando agora com o suporte integral da gerência Democrata da Casa Branca.