sexta-feira, 30 de abril de 2021

1º DE MAIO DO PCO: UM ATO PRESENCIAL MAS NÃO CLASSISTA... EM DEFESA DA CANDIDATURA BURGUESA DE LULA E DA COLABORAÇÃO DE CLASSE COM O GRANDE CAPITAL

O PCO anunciou a realização de um ato presencial de 1º de Maio neste dia do trabalhador. O fato de não ser um “ato virtual” (como farão a CUT-PT e a Conlutas-PSTU) de forma alguma altera, por si só, o caráter de colaboração de classes da iniciativa de Causa Operária porque o eixo central de sua atividade na Praça da Sé é a defesa da candidatura burguesa de Lula. No momento em que o ex-presidente petista articula “presencialmente” em Brasília com os “caciques” do MDB (Renan e Sarney) e o Centrão golpista (PSD, Solidariedade, PSB) o apoio a seu nome na disputa presidencial de 2022, costurando uma ampla frente burguesa para retornar ao Palácio do Planalto com o aval do imperialismo e do patronato, Rui Costa Pimenta chama a “tomar as ruas para defender a candidatura Lula”. Neste marco, a crítica vazia do PCO ao “fique em casa” da CUT e de seus satélites é na verdade um chamado a “sair de casa” para defender aquele que personifica o programa burguês do PT e suas alianças com as raposas que representam o grande capital. O ato do PCO não é um ponto de apoio concreto para alavancar a luta direta dos trabalhadores contra o conjunto do regime político burguês, que tem em Lula um dos pilares de sua sustentação, ao contrário seu 1º de Maio é uma manifestação de “carne e osso” justamente no dia dos trabalhadores para alimentar ilusões reformistas no PT, no pacto social com a burguesia e no circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos.

CERCO E PRISÕES DO ENCLAVE SIONISTA: APESAR DOS PROTESTOS DO HAMAS, ANP CEDE A PRESSÃO DE ISRAEL E ADIA AS ELEIÇÕES NA PALESTINA. POR UMA NOVA INTIFADA PARA DERROTAR A OCUPAÇÃO!


Nesta quinta-feira (29), o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, declarou que vai adiar as eleições gerais palestinas, dada a impossibilidade de organizar o pleito em Jerusalém Oriental. "Por causa da recusa israelense em deixar que os palestinos organizem eleições em Jerusalém, a liderança palestina decidiu adias as eleições inicialmente previstas para 22 de maio", disse Abbas. O grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza e participará do pleito, condenou a decisão de Abbas, classificando-a de violação dos acordos intra-palestinos firmados na capital do Egito, Cairo. "O movimento Hamas acredita que a decisão do presidente de adiar as eleições é incompatível com o consenso nacional e com o apoio popular. E vai contra o que nós tínhamos acordado no Cairo", declarou o grupo em declaração. Eleições parlamentares e presidenciais estavam previstas para serem celebradas entre maio e junho deste ano. As últimas eleições realizadas nos territórios palestinos foram em 2006. 

HÁ 46 ANOS DA MAIOR DERROTA DO IMPERIALISMO IANQUE EM TODA SUA HISTÓRIA: VIETNÃ GUERREOU COM O VIGOR DA CLASSE OPERÁRIA PARA VENCER O MONSTRO DO CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL   

Há exatos 46 anos atrás chegava ao fim uma das principais guerras imperialistas do século passado. Em 30 de abril de 1975, os vietnamitas colocaram um ponto final na guerra de ocupação contra seu país e impunham ao imperialismo ianque sua maior derrota histórica, um fato marcante da luta de classes mundial que determinou uma sequência de humilhações aos EUA em toda a década de 70. Na Guerra do Vietnã, a maior potência bélica do mundo gastou mais de 200 bilhões de dólares e chegou a enviar 550 mil soldados para a nação “rebelde” asiática. Com a reputação arranhada, os norte-americanos foram derrotados e saíram às pressas e humilhados de Saigon.

QUATRO ANOS SEM BELCHIOR: NOSSO TRIBUTO AO “RAPAZ LATINO-AMERICANO” QUE NOS LEGOU NA MÚSICA A LIÇÃO QUE “VIVER É MELHOR QUE SONHAR!”

Há quatro, em um 30 de abril como hoje, morria na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), Antônio Carlos Belchior, o mais proeminente compositor/cantor do grupo de artistas e intelectuais da década de 1970 conhecido como pessoal do Ceará. Sua partida ocorreu em meio à verdadeira “caçada” midiática sofrida em função de sua opção ao se afastar voluntariamente do mercado espetáculo do lixo cultural atualmente vigente em nosso país, e em particular no estado do Ceará com a invasão das bandas de um pseudo “forró” chamado de eletrônico. Belchior foi um dos primeiros cantores nordestinos a fazer sucesso em todo o Brasil em meados dos anos 70, quando participava de um grupo de jovens compositores e músicos cearenses, ao lado de Fagner, Ednardo, Fausto Nilo, Rodger Rogério, Teti, Cirino e outros, conhecidos nacionalmente como o “Pessoal do Ceará” que, fruto desta parceria, compuseram o disco “Massafeira” em 1980. 

quinta-feira, 29 de abril de 2021

ATAQUE HISTÓRICO AS GARANTIAS DEMOCRÁTICAS: MACRON APROVEITA A PANDEMIA PARA APRESENTAR UMA NOVA LEI “ANTITERRORISTA” NO ANTIGO “PARAÍSO DAS LIBERDADES”

A pandemia está sendo a grande barganha para as classes dominantes reforçarem a repressão política sobre as massas e a supressão das garantias democráticas de organização do proletariado. Isto está ocorrendo principalmente nos centros imperialistas, e acaba de atingir o país do antigo “paraíso intocável das liberdades”. O governo francês, presidido pelo neoliberal de direita Emmanuel Macron, acaba de aprovar uma “lei de segurança geral”, um verdadeiro libelo da reação impulsionada pelo fascismo sanitário que vem avançando sob a justificativa da “defesa da vida e da ciência”.  A nova legislação ultra repressiva foi vigorosamente contestada nas ruas, obrigando um recuo temporário do governo, mas que agora apresentou um novo projeto de lei antiterrorista.

100 DIAS DE BIDEN NA CASA BRANCA: GOVERNO DO CARNICEIRO “DEMOCRATA” ESTÁ A SERVIÇO DA “NOVA ORDEM MUNDIAL” DO IMPERIALISMO “CIVILIZATÓRIO” COM OFENSIVA MILITAR GLOBAL E IMPOSIÇÃO DO TERROR SANITÁRIO!

O governo do carniceiro “Democrata” Biden completa 100 dias nesta sexta-feira, 30.04. Na Casa Branca durante esse período ele já bombardeou a Síria, reforçou a ofensiva miliatar, econômica e diplomática contra a China e Rússia, além de apoiar o isolamento social e o controle sanitário a serviço da “nova ordem mundial” do imperialismo “civilizatório” comandada pela governança global controlada pelo capital financeiro. Seu ministério de “falções” representam os interesses das grandes corporações e do rentismo, não por acaso o anuncio do pacote trilionário que coloco o estado ianque nas mão dos banqueiros. O grande capital celebrou sem 100 dias de governo, as bolsas subiram com a vacinação em massa nos EUA e o complexo industrial militar se mostrou satisfeito com a dupla guerreirista Biden-Kamala.

UM MÊS DE COMBATES CONSECUTIVOS NA FRONTEIRA ENTRE O EXÉRCITO VENEZUELANO E PARAMILITARES COLOMBIANOS: O QUE IMPEDE O CHAVISMO DE DERROTAR OS TERRORISTAS ARMADOS PELO PENTÁGONO?


Os combates entre o Exército venezuelano e grupos paramilitares colombianos persistem no estado fronteiriço de Apure, onde nas últimas 72 horas os confrontos se intensificaram, deixando um saldo de mortos que inclui soldados bolivarianos e membros das organizações terroristas, armadas pelo Pentágono para tentar derrubar o governo nacionalista burguês de Nicolás Maduro.Na última segunda-feira, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) divulgaram nota informando que os "combates sangrentos" ocorreram "em setores despovoados a oeste de La Victoria", no município de Páez, no estado de Apure, e que as mortes "estão sendo identificados através da necropsia correspondente”. O esclarecimento do Exército venezuelano sobre a área do combate ocorre depois que a ONG imperialista “Human Right Watch” (HRW) assegurou em relatório que as atividades da FANB têm sido contra populações civis, o que teria causado o suposto deslocamento de migrantes para o território colombiano e suposto "atrocidades" contra os residentes.

35 ANOS DA TRAGÉDIA DE CHERNOBYL: CATÁSTROFE NUCLEAR NA ANTIGA URSS NOS ALERTA HOJE SOBRE A AMEAÇA A HUMANIDADE POR UM VÍRUS GENETICAMENTE MODIFICADO EM UM LABORATÓRIO MILITAR DOS EUA

Em 26 de abril de 1986 o reator número 4 da usina nuclear de Chernobyl, localizado em Pripiat, uma cidade ucraniana na antiga República Soviética, explodiu. O reator do tipo “RMBK” explodiu no âmbito de um “teste de segurança”, que deixou o núcleo exposto e liberou enormes doses de radioatividade na atmosfera a uma taxa equivalente ao dobro da radiação da bomba de Hiroshima, por horas após exposição, uma catástrofe inigualável na história no coração do Estado Operário fundado por Lenin. O Estado Operário nos tempos de Lenin e Trotsky foi construído e apoiado pelo poder dos sovietes na forma política do regime da ditadura do proletariado, entretanto a realidade de 1986, com o governo de Gorbachov era bem diferente, e vários erros graves foram cometidos ao longo deste gravíssimo acidente, que em muito debilitou as bases socialistas da economia planificada. 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

A FRAUDE ANTICIENTÍFICA: USO CONTÍNUO DE MÁSCARAS, UM GRANDE RISCO A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DA HUMANIDADE 

O uso contínuo de máscaras pode causar uma acidificação sanguínea que deixa a circulação mais lenta, criando condições para edema pulmonar e graves doenças respiratórias. Em um ambiente de terror sanitário, espraiando medo e suspeita do ser humano que cruza seu lado e a sua vida, a ocultação do rosto e da identidade tem provocado diversos problemas psicológicos. No entanto, os problemas de saúde física também não são poucos, os riscos de contração de doenças respiratórias são muito grandes com a introdução das máscaras de uso contínuo para uma população que não necessita deste recurso para se manter saudável. “O uso de máscaras leva à morte de neurônios. É um stress imenso no cérebro, pois este precisa de muito oxigênio e neurônios são células muito sensíveis à falta de oxigênio. Em casos mais avançados pode chegar a dar edema (água no pulmão)”, explica a bióloga molecular, Giovanna Lara, phD em nanotecnologia aplicada à biomedicina. Uma população atordoada por falta do fluxo necessário de oxigenação no cérebro, além de amedrontada pelo terror sanitário midiático, é uma combinação perfeita para a elite financeira dominante, que vive uma verdadeira pandemia de lucros e acumulação do capital às custas da superexploração do proletariado, ameaçado pelo desemprego da crise capitalista do Grande Reset.

O “EMBUSTE ANTI-IMPERIALISTA” DO PCB NA LÍBIA: 10 ANOS APÓS APOIAR A “REVOLUÇÃO MADE IN USA”... AGORA CRITICA OS QUE ADOTARAM SUA POSIÇÃO DE SIMPATIA AOS “REBELDES” PATROCINADOS PELA CIA 

O PCB acaba de reproduzir em seu site o artigo “O anti-imperialismo do embuste” (25.04) onde aplaude a posição da autora (Diana Johnstone) em criticar setores da esquerda e intelectuais progressitas por terem apoiado a “Primavera Árabe”, denunciando a posição destes setores na Líbia e na Síria. Segundo o texto “Para esses nostálgicos de revoluções que não aconteceram, todo o levante antigovernamental encontra auxiliares à distância prontos a aclamá-los: os “kosovares” na Sérvia, os curdos em qualquer lugar, os chechenos quando explodiram teatros e escolas na Rússia, os manifestantes em Benghazi (que eram na verdade fundamentalistas islâmicos, ao contrário do que se dizia então), os uigures agora”. O mais tragicômico é que o próprio PCB foi um dos partidos no Brasil que inicialmente embarcou em 2011 de malas e bagagens no apoio aos rebeldes e a essa transição ordenada pelo imperialismo em nome de derrotar as “ditaduras sanguinárias” como ocorreu na Líbia. 

RÚSSIA DENUNCIA PRESSÃO DOS EUA CONTRA O USO DA SPUTINK V NO BRASIL: EXPRESSÃO DA DISPUTA VISCERAL PELO CONTROLE DO MERCADO DA VACINA QUE MOVIMENTA TRILHÕES DE DÓLARES

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, revelou que os Estados Unidos não escondem que exercem pressão sobre o Brasil na questão da vacina russa Sputnik V como parte do jogo bruto em busca do controle comercial e político do mercado trilionário da vacina para a Covid-19. Comentando o fato de os EUA terem confirmado que estão fazendo esforços em relação ao Brasil para este rejeitar a vacina russa Sputnik V, o chanceler russo disse que não está surpreendido: “Não estou surpreendido com isso. Os norte-americanos não se acanham de estar fazendo este trabalho. Eles não estão escondendo isso”. 

MINISTRO LOBISTA DA PFIZER: GUEDES ACUSA CHINA DA “INVENÇÃO DO CORONAVÍRUS”, NEOIGNORANTE NÃO SABE QUE A CIÊNCIA NÃO PODE CRIAR UM VÍRUS, MAS  PODE MANIPULAR GENETICAMENTE COMO FEZ A CIA

Sem saber que estava sendo filmado, o ministro rentista Paulo Guedes, declarou nesta terça-feira (27/04), em reunião do Conselho de Saúde Complementar, que os chineses “inventaram” o coronavírus, e que a principal vacina do PNI (Programa Nacional de Imunização do governo neofascista), a CoronaVac, desenvolvida pela empresa transnacional Sinovac, com fábricas na China, é “menos efetiva” do que o imunizante da corporação da Big Pharma, Pfizer, com sede nos Estados Unidos. É evidente que o mesmo lobby que barrou a entrada da Sputinik V no Brasil, corrompendo diretores da Anvisa, também pagou caro pelos serviços de Paulo Guedes. Afinal foi o próprio Bolsonaro que implorou ao presidente Putin que liberasse a vacina russa para o Brasil, entretanto a Pzifer tomou a frente da volumosa negociação da venda de seu imunizante para o governo brasileiro, o mais caro do mercado, mandando seus ventríloquos tupiniquins atacarem qualquer outra vacina.

terça-feira, 27 de abril de 2021

BIDEN VERSUS ERDOGAN: APÓS GOVERNO DOS EUA RECONHECER GENOCÍDIO ARMÊNIO, TURQUIA DECIDE “LAVAR A ROUPA SUJA” DO IMPERIALISMO

O reacionário Presidente turco Erdogan convida os EUA a "se olharem no espelho" após a decisão de Biden de reconhecer o genocídio armênio. Até chegou a ameaçar expulsar do país as tropas da OTAN, que tem uma importante base militar na Turquia. O presidente turco relembrou a escravidão do povo negro e a perseguição aos nativos originários nos Estados Unidos, bem como outros episódios polêmicos da história de acumulação primitiva norte-americana e europeia.

INSTALADA “CPI DO GENOCÍDIO”: ARMADO O PICADEIRO ONDE O “PALHAÇO” BOLSONARO SERÁ APONTADO COMO ÚNICO RESPONSÁVEL PELAS MORTES, LIVRANDO OS CRIMINOSOS GOVERNADORES NEOLIBERAIS 

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito, nesta terça-feira (27), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Ele disputava o posto com Eduardo Girão (Podemos-CE). O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), responsável pelo pedido de criação da CPI, foi eleito vice-presidente, ele e os senadores oposicionistas seguem as orientações da Famiglia Marinho, incluindo o PT neste campo político. O novo presidente da comissão decidiu indicar Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da comissão. A indicação foi possível após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspender liminar da Justiça Federal de Brasília que impedia o senador de assumir a relatoria. O objeto é supostamente investigar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia, no que a Rede Globo e a oposição burguesa já batizaram como a “CPI do Genocídio”, um circo midiático que obviamente não vai apurar o conjunto dos verdadeiros genocidas, muito mais além do que o gerente patético que ocupa o Planalto sem poder algum. 

PSTU NA LIVE DA FRENTE AMPLA: PLENÁRIA PELO IMPEACHMENT UNIU PT, PCdoB, PSOL COM JOICE HASSELMANN, KIM KATAGUIRI, ALEXANDRE FROTA... E ZÉ MARIA. MORENISTAS NA COLA DA FRENTE POPULAR E DE MÃOS DADAS COM OS "BOLSONARISTAS ARREPENDIDOS"!

A foto acima da “live da frente ampla” unindo desde o PSTU até Joice Hasselmann (PSL), Alexandre Frota (PSDB), Roberto Freire (Cidadania) e Kim Kataguiri (DEM), além obviamente de figuras do PT, PCdoB, PSOL, REDE, PV e PSB é literalmente o retrato da política de colaboração de classes que vem paralisando o movimento operário em nome do combate “virtual” a Bolsonaro. Essa ampla aliança coloca nos marcos do regime político burguês a pressão institucional pela saída de Bolsonaro pela via do impeachment, inclusive sinalizando ampla simpatia pelo vice Mourão. A “cereja no bolo” foi a presença do presidente do PSTU, José Maria de Almeida, que ao lado de seus pares e todo a vontade foi logo dizendo que “Estamos aqui para somar!”. Em resumo, trata-se da reedição da velha política de apostar as fichas no parlamento burguês para ser um elemento de pressão sobre a chamada “CPI do Genocídio” enquanto sabotam as lutas diretas, não por acaso a CUT chamou o 1º de maio virtual com FHC, Doria e Maia, enquanto a Conlutas faz sua "live" com seus parceiros da Intersindical enquanto não apontam nenhuma ação direta nos sindicatos que dirigem, como por exemplo a ocupação da fábrica da LG ou anteriormente da Ford. Os Morenistas do PSTU que saudaram o golpe parlamentar contra Dilma em 2016, agora dão um passo a diante: junto com a Frente Popular se unem aos “bolsonaristas arrependidos” para angariar votos pelo impeachment de Bolsonaro. Tanto antes, como agora, o PSTU sempre como linha auxiliar da burguesia!

PROVOCAÇÕES DE BIDEN DESMORALIZADAS: NAVIOS MILITARES IRANIANOS EXPULSAM EMBARCAÇÕES IANQUES DO GOLFO PÉRSICO 

Recentemente, embarcações do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica expulsaram  navios da Guarda Costeira dos EUA deslocados até o golfo Pérsico, o primeiro conflito entre os dois países em um ano, segundo noticiou o insuspeito “The Wall Street Journal”. Os próprios oficiais da Marinha dos EUA confirmaram ao jornal norte-americano que três embarcações rápidas e um navio de apoio conhecido como Harth 55 perseguiram dois navios da Guarda Costeira imperialista, enquanto estes estavam supostamente “patrulhando águas internacionais no sul do golfo Pérsico”.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

LOBBY DA BIG PHARMA ORDENA A SEUS VENTRÍLOQUOS NO BRASIL QUE BARREM A SPUTINK V: COMPRA DE VACINAS É UM NEGÓCIO BILIONÁRIO QUE ENVOLVE MAIS O COMÉRCIO E MENOS A CIÊNCIA

Em reunião extraordinária da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizada na noite desta segunda (26/04), a agência negou a importação, em caráter excepcional e temporário, da vacina russa Sputnik V. A autorização excepcional e temporária para importação foi pedida pelos estados da Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. Esta liberação permitiria que os imunizantes fossem comprados, distribuídos e aplicados nas respectivas populações. O voto do relator do processo de importação, Alex Machado, foi acompanhado pelo diretores da Anvisa: Romison Mota, Cristiane Jourdan Gomes, Meiruze Freitas e Antonio Barra Torres, negando a aprovação da importação por unanimidade. Os cientistas desenvolvedores da Sputnik V afirmaram, nas redes sociais, que apresentaram mais dados à Anvisa do que a qualquer outra agência reguladora e pediram que a Anvisa não ceda “às pressões de outro país”.

DISCIPLINAR A POPULAÇÃO PELO MEDO: O “MASCARAMENTO PÚBLICO” NÃO IMPEDE A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS!

Está comprovado cientificamente que o “mascaramento público” não impede a propagação de vírus e que o uso prolongado é prejudicial à saúde. A repentina imposição de máscaras em meados de 2020, após considerações contrárias ao uso pela população, foi um programa político da governança global para o disciplinamento do comportamento das massas pelo terror sanitário, baseado na repetição constante de uma mentira. A utilização da máscara foi concebida como o primeiro de uma combinação de dois golpes, o segundo golpe, como sendo o objetivo final, é a própria vacinação coercitiva da população mundial. Exigir máscaras absolutamente ineficazes contra um vírus aerossólico, que só pode ser filtrado por máscaras profissionais de carvão ativado, é um meio de fazer com que a população se “entusiasme” com a ideia de obedecer às ordens governamentais, para se sentir protegida da morte.

O Blog da LBI publica a importante declaração política da corrente internacional “Spartaquista” (Liga Comunista Internacional), onde se coloca vigorosamente contra a política de isolamento social e repressão sanitária, levada a cabo pelos organismos multilaterais do imperialismo, sob o comando do Fórum Econômico de Davos que cinicamente diz defender a vida e a ciência com essa diretriz criminosa. Vergonhosamente a esquerda “trotskizante” faz hoje a apologia do mesmo programa do capital financeiro, orientando a classe operária a ficar trancada em casa confiando nos protocolos da OMS e na governança capitalista global. Nós da LBI temos várias diferenças com o Spartaquismo, porém reconhecemos a importância de cerrar fileiras na defesa da mobilização internacional do proletariado contra a ofensiva do fascismo sanitário à serviço do capital financeiro, que modificou esse vírus para prolongar uma “pandemia” de lucros para as grandes corporações econômicas globais, em particular a Big Pharma e o rentismo. Saudamos as posições atuais da LCI como fundamentais no sentido de caminhar rumo a reorganização principista da IV internacional, agrupando as genuínas correntes do trotskismo que não se corromperam diante da burguesia financeira internacional. A própria LCI, teve a honestidade política de realizar uma corajosa autocrítica, após defender inicialmente o “confinamento social” como um suposto recurso válido para a “proteção” da classe trabalhadora. Hoje está absolutamente claro que os bloqueios e isolamentos não baixaram a carga viral em nenhum lugar do planeta onde foram executados. O melhor exemplo é o próprio Brasil, considerado epicentro da pandemia global. No país a corte suprema de justiça autorizou que os governos burgueses estaduais promovessem o lockdown, a despeito do presidente neofascista Bolsonaro que se opunha verbalmente ao bloqueio. Os governos estaduais implementaram longos e inúteis lockdowns e as taxas de contaminação e óbitos só aumentaram, no Ceará (governo do PT) estado que foi elogiado pela OMS como exemplo de isolamento é onde a taxa de mortalidade é proporcionalmente a maior de toda a região nordeste e uma das maiores do Brasil. É urgente recolocar o proletariado mundial no centro do combate ao imperialismo (EUA, Alemanha, Japão e França) e não como um fiel aliado de sua ala falsamente “democrática e científica”. Unir o proletariado planetário na luta contra a nova ordem do “Grande Reset”. Socialismo ou Barbárie, é a disjuntiva revolucionária da atual etapa histórica!

————————————————

ABAIXO OS CONFINAMENTOS! A CLASSE TRABALHADORA DEVE DEFENDER-SE ELA MESMO! ROMPER COM OS TRAIDORES DO PROLETARIADO! RECONSTRUIR A QUARTA INTERNACIONAL! *

Assistência médica miserável, moradias decrépitas, produção com fins lucrativos, opressão imperialista: a própria natureza da dominação da classe capitalista alimenta a crise econômica e de saúde que assola o mundo desde o surgimento de Covid-19. As burguesias parasitas responderam à pandemia com os meios que melhor atendem aos seus interesses, encarcerando à força toda a população em suas casas, à espera da vacinação.

Os confinamentos da burguesia são uma medida reacionária de saúde pública. Os trabalhadores devem se opor a eles! Os confinamentos podem reduzir o índice de infecções por pouco tempo, mas enfraquecem a capacidade de luta da classe trabalhadora. Ao fechar ramos inteiros da indústria e dos serviços, eles causaram uma crise econômica e jogaram massas no desemprego. O fechamento de escolas e creches aumentou a carga opressiva sobre a família. A repressão estatal aumentou drasticamente enquanto os direitos democráticos e da classe trabalhadora foram minados. Reuniões, manifestações, viagens, greves, organização, tudo foi limitado ou proibido. Os confinamentos visam conter a luta proletária, única forma pela qual os trabalhadores podem realmente proteger sua saúde e combater as causas sociais da crise.

“LULA É UM PELEGO! E DAÍ?”: RUI PIMENTA (PCO) NÃO VÊ PROBLEMA ALGUM EM APOIAR O ANTIGO “CHEFE DA QUADRILHA” E O PT, QUE DENUNCIOU COMO “UM VERDADEIRO PARTIDO CAPITALISTA”

Após o BLOG da LBI ter lançado vários artigos desmascarando o caráter burguês da candidatura Lula para 2022, a costura das alianças com raposas do capital para formar a frente ampla e ter orientado a burocracia sindical da CUT a chamar FHC e Doria para o ato virtual de 1º de Maio, o PCO resolveu “sair da toca” para atacar os “sectários” em geral. No artigo de um dos escribas remunerados de Rui Pimenta, intitulado “A paralisia do sectário: ‘Lula é um pelego!’. E daí?”, encontramos a seguinte afirmação: “É muito curiosa a insistência de alguns companheiros da esquerda em manterem uma posição extremamente sectária sobre Lula. Há aquele que não apoia sua candidatura porque Lula governou para os capitalistas, como se a situação atual fosse exatamente a de 2002.” Como observamos é uma tentativa envergonhada do PCO se defender sorrateiramente de nossas críticas marxistas sobre sua virada oportunista quando em 2002 denunciava Lula como “presidente dos banqueiros” para agora saudar o petista como o “único capaz de unir a esquerda” nas eleições de 2022.


OSCAR 2021: HOLLYWOOD ESPELHA A CRISE DO CAPITALISMO PARA TENTAR SOBREVIVER

O filme 'Nomadland' ganhou o Oscar de melhor filme (principal premiação) durante a 93ª edição do prêmio concedido pela poderosa indústria cinematográfica. O evento de transmissão mundial aconteceu neste domingo (25/04) na estação ferroviária Union Station, em Los Angeles. A peça foi escrita e dirigida por Chloé Zhao, que recebeu o Oscar de melhor diretora, enquanto a protagonista, Frances McDormand, foi reconhecida como melhor atriz.

AÇÃO MUNDIAL CONTRA O BLOQUEIO ECONÔMICO DOS EUA CONTRA CUBA! DEFESA INCONDICIONAL DAS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO! LUTAR CONTRA A RESTAURAÇÃO CAPITALISTA!

Neste fim de semana em vários países ocorreram manifestações contra o bloqueio dos EUA contra Cuba. Na Europa, o apelo às mobilizações reuniu vozes da Itália, Rússia, França, Sérvia, Irlanda, Bélgica, Espanha, Reino Unido. Também nas Américas e, especialmente, nos próprios Estados Unidos, onde em cerca de 20 cidades este cerco foi novamente condenado. Por ordem do então presidente “democrata” Kennedy, a Casa Branca suspendeu em 1962 as relações comerciais com o Estado operário cubano, além de proibir linhas de crédito e vários outros tipos de intercâmbios. A medida era uma retaliação às nacionalizações de empresas norte-americanas e às crescentes relações com a URSS. Essa política tem sido levada a cabo até hoje, sendo renovada sistematicamente, pondo assim um fim às ilusões da burocracia castrista que acreditou inicialmente que Biden alteraria as relações políticas entre Cuba e os EUA. Hoje, o bloqueio é usado como fonte de forte pressão para impor dificuldades econômicas ao povo cubano e, ao mesmo tempo, serve de chantagem para o incremento da abertura capitalista por parte da direção do PCC, opositora do programa trotskista da revolução permanente. 

domingo, 25 de abril de 2021

CAI O ÚLTIMO SUPOSTO “BASTIÃO DE ESQUERDA” DO PT: GLEISI DEFENDE ALIANÇA DE LULA COM O “CENTRO” 

A presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), considerada um “bastião de esquerda” no interior do PT, concedeu entrevista ao jornalista Sérgio Roxo, do jornal O Globo, e afirmou que não vê problemas em uma “aliança mais ampla” para as eleições de 2022: "Vamos trabalhar todas as nossas alianças em cima de um programa e de um projeto para o país. Se tivermos condições de conversar com partidos que não são do nosso campo, e esses partidos tiverem compromisso com o programa e um projeto, não vejo problema", declarou Gleisi, a “queridinha” do PCO e das tendências internas de esquerda do PT.

REVOLUÇÃO DOS CRAVOS: 47 ANOS DO “ABORTO” DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA EM PORTUGAL

47 anos depois da Revolução dos Cravos, em plena pandemia do coronavírus os trabalhadores portugueses estão sendo governados pelo Partido Socialista, sob o comando de Antônio Costa, um dos herdeiros políticos da mesma organização que sabotou a revolução, no sentido da conquista do poder estatal pela classe operária. O PCP que integra o governo da centro-esquerda burguesa reivindicando 25 de Abril, foi outro protagonista da sabotagem revolucionária ao proletariado português. Por seu turno, o “Bloco de Esquerda” apoia timidamente o governo de Antônio Costa, também apresentando o atual gabinete como “herdeiro legítimo” do 25 de abril de 1974. Neste marco, as comemorações desse fato histórico que marcou o fim da ditadura de Salazar e o retorno da democracia burguesa em Portugal ocorrem em um clima de patrocinar ilusões na gestão burguesa do PS, principalmente no que toca a sua política repressiva frente a pandemia do coronavírus. Neste sentido, o do aborto a uma revolução flamejante, deve ser compreendida a Revolução dos Cravos, cujos efeitos podem ser sentidos ainda hoje sobre a luta de classes não só em Portugal, mas como parte integrante da crise sanitária por que passa o continente europeu como um todo.

O GRANDE RESET: ÚLTIMA TENTATIVA DO RENTISMO FINANCEIRO, “DAVOS”, PARA TENTAR RESGATAR O CAPITALISMO DE SUA AGÔNICA CRISE

O Fórum Econômico Mundial (FEM), quartel general do rentismo financeiro em Davos, lançou o mundo em uma operação muito complexa: O Grande Reset. Como já aconteceu algumas vezes na história humana, hoje o que alguns chamam de "tempestade perfeita" se formou no sistema mundial organizado. Ou seja, às várias crises: econômica, social, geopolítica e ambiental, já existentes e “incluídas no pacote” do atual sistema de capitalismo globalizado (governança mundial), agora se soma a crise sanitária originada pela pandemia de Covid, que como um gatilho, precipita uma crise geral e caótica de todo o sistema do capital.

FASCISMO SANITÁRIO EM TOKYO: COMITÊ OLÍMPICO ANUNCIOU QUE IRÁ REPRIMIR “QUALQUER MANIFESTAÇÃO POLÍTICA NOS JOGOS” 

O órgão mundial que fiscaliza as Olimpíadas, o próprio Comitê Olímpico Internacional (COI) dos jogos de Tokyo previsto para acontecerem em meados deste ano, anunciou que qualquer atleta que fizer gestos políticos no evento será punido, e que essa “regra de repressão” seria supostamente a vontade da maioria dos atletas envolvidos. Gestos como ajoelhar ou levantar o punho, que deram imagens épicas em outros tempos como o dos atletas Tommie Smith e John Carlos no México em 68, são proibidos nos Jogos Olímpicos, e o COI prometeu endurecer e aplicar "com mais rigor . esta regra”.

sábado, 24 de abril de 2021

1º DE MAIO DE LUTA E NÃO VIRTUAL DO ISOLAMENTO: LBI AGITA NA PORTA DA FÁBRICA DA FORD-TROLLER A NECESSIDADE DE UM ATO PRESENCIAL, CLASSISTA E INTERNACIONALISTA!

A militância da LBI esteve fazendo durante esta semana piquetes nas fábricas em defesa de um 1º de Maio classista, presencial e de luta. Foram distribuídos milhares de panfletos convocando a classe trabalhadora a romper a política de paralisia da CUT e enfrentar a ofensiva patronal através da ação direta dos trabalhadores. Convocamos desde nossas modestas forças um verdadeiro ato classista de 1º de Maio, sem patrões e políticos da burguesia. Fomos as fábricas, conversamos com os operários e chamamos os trabalhadores a ganhar as ruas e mostrar a força do proletariado, no seu combate histórico contra o capital por um ato internacionalista e classista em defesa do Socialismo! Nesse contato com os trabalhadores defendemos que é preciso colocar abaixo o neofascista Bolsonaro e todo o regime golpista genocida, inclusive os governadores neoliberais e prefeitos burgueses que criminosamente seguem as ordens da governança global do capital financeiro na Pandemia! Como parte desse combate, chamamos a construir uma alternativa de poder operário e revolucionário!

LULA PROCURA MDB E CENTRÃO (PSD, SOLIDARIEDADE...): COSTURA DA FRENTE AMPLA BURGUESA NA ORDEM DO DIA PARA PT FORMAR “CHAPA DOS SONHOS” DA GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO

Lula irá a Brasília na próxima semana para encontros presenciais com parlamentares e líderes de partidos burgueses. Membros do PT afirmaram que a ideia é restabelecer pontes com quadros do MDB e com dirigentes de partidos do Centrão, como o PSD e o Solidariedade. O ex-presidente terá um encontro com o seu amigo e relator da CPI da Covid do Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O PT quer atrair o chamado 'velho MDB', formado por nomes como José Sarney, Renan e Jader Barbalho, para tentar neutralizar a ala bolsonarista do partido, concentrada nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Em suas articulações, Lula também quer estreitar a relação com o PSB, partido considerado prioridade na formação do palanque para 2022. A costura da frente ampla burguesa para 2022 está na ordem do dia para o PT tentar formar a “chapa dos sonhos” do grande capital.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS PERU: ENTRE A EXTREMA DIREITA E UM CANDIDATO “MARXISTA LENINISTA” COM MUITAS INCÓGNITAS

No próximo 6 de junho, será realizado o segundo turno das eleições presidenciais no Peru. A disputa pela gerência central será entre o professor rural Pedro Castillo, que diz reivindicar o Marxismo Leninismo, obtendo 18,5% dos votos, e Keiko Fujimori, neofascista e filha do ex-presidente golpista que obteve 14%. 45% do eleitorado peruano não votou em nenhum dos 18 candidatos presidenciais no primeiro turno. As eleições estão ocorrendo na fase do maior terror sanitário da pandemia. A mídia corporativa nacional, anuncia que junto com o Brasil, os dois países são o epicentro do coronavírus latino-americano. A eleição foi uma grande surpresa nacional e internacional. Ninguém esperava uma vitória do professor rural Castillo, pelo partido “Peru Libre”.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

SÍRIA ATACA COM MÍSSEIS O ENCLAVE SIONISTA DE ISRAEL: ACABOU A “PACIÊNCIA” DE SÓ DEFENDER-SE DAS AGRESSÕES DO GENOCIDA NETANYAHU 

O último ataque noturno da aviação israelense à capital síria, ocorrido no dia 20/04, sinalizou um aviso muito sério ao governo sionista. Foi quando em resposta a agressão, as defesas aéreas da Síria atingiram aviões de guerra israelenses no espaço aéreo israelense pela primeira vez em vários anos. Foi um marco vitorioso das forças sírias contra o poderoso gendarme sionista, armado com armamento de ponta pelo imperialismo ianque. Sabe-se que pelo menos um míssil sírio interceptou um míssil de cruzeiro israelense diretamente no espaço aéreo do enclave, e relatos já confirmados sugerem que jatos de combate sionistas também foram atacados.

PCO CRITICA CUT POR CHAMAR FHC E DORIA PARA 1º DE MAIO VIRTUAL... MAS ESQUECE QUE FOI LULA (“PRESIDENTE DOS BANQUEIROS”) O RESPONSÁVEL POR MANDAR A BUROCRACIA SINDICAL FAZER ESSE CONVITE EM NOME DA FRENTE AMPLA BURGUESA!

No artigo “Esquerda prostitui o 1º de Maio ao chamar FHC, Doria e Maia” (23.04) o PCO faz a seguinte afirmação “As chamadas ‘centrais sindicais’ e a atual direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) organizam uma atividade virtual, uma Live, para o 1º de maio, dia internacional de luta dos trabalhadores... Falarão na atividade virtual, lideranças políticas legitimas da esquerda como os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, e também setores centristas como Flávio Dino (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL). O destaque, contudo, se dá para a direita que foi convidada para a atividade, também dirigirão a palavra aos trabalhadores, figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), um dos piores carrascos do povo brasileiro, o deputado Rodrigo Maia (DEM), o general da reforma da previdência, o genocida e governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o “BolsoDoria”, o atual presidente da Câmara dos Deputados, o bolsonarista Arthur Lira (PP), Ciro Gomes, representante dos capitalistas nacionais”. O que Rui Pimenta não diz em todo o texto é que foi o próprio Lula, candidato a presidente para 2022 apoiado desde já pelo PCO, quem orientou a direção da CUT a fazer esse convite em nome de fortalecer a Frente Ampla burguesa contra Bolsonaro.

STF LIBERA ENTREGA DA CEDAE: BARRAR NA LUTA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA E SANEAMENTO! ORGANIZAR A GREVE GERAL DOS URBANITÁRIOS!

O leilão para a privatização da Cedae está marcado para o dia 30 de abril. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, derrubou uma liminar que, na prática, tornava mais difícil a entrega da Cedae, a companhia de saneamento do Rio de Janeiro. No último dia 16, o desembargador Adolpho Andrade Mello, do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), determinou, em decisão provisória, a redução do prazo de concessão de 35 anos para 25 anos. O próprio desembargador rejeitou, na última terça (20), um recurso do governo. Essa mudança travava o pregão, mas Fux suspendeu a liminar de Adolpho e voltou com o prazo de 35 anos. A  LBI e a Oposição de Luta do Sindiágua/Ceará propõe que que os diferentes sindicatos (SINTSAMA, SINDAGUA, SINDAGUA-Niterói, entre outros) que representam a categoria ao longo do estado fluminense organizem assembleias por local de trabalho para decretar greve com ocupação par inviabilizar o Leilão e coordenem suas ações, unindo essa luta com os demais sindicatos do país cujas companhias de água e esgoto, como a CAGECE no Ceará, serão alvos da privatização!

quinta-feira, 22 de abril de 2021

CÚPULA DO CLIMA: BOLSONARISTAS E “GRETINOS” DUAS FACES DA MESMA FARSA DO CAPITAL FINANCEIRO 

Em discurso realizado na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, na manhã desta quinta-feira (22/04), o presidente dos Estados Unidos, laureado pela esquerda reformista como paladino da “ciência e da ecologia”, afirmou que a “preservação do planeta e a mudança climática são a crise existencial de nosso tempo”, e ressaltou o trabalho de “cientistas” (a serviço do capital) que há tempo apontam para a farsa do “aquecimento global”. As mistificações deste evento farsesco começam pela própria denominação desta cúpula, considerada "climática" pois confunde propositalmente clima com ambiente. Ou seja, parte do princípio totalmente equivocado de que o ser humano tem algum poder sobre o clima planetário e que o chamado "aquecimento global" teria uma origem antropogênica. Um disparate científico tratado como “pura ciência” pelos monopólios imperialistas. A segunda mistificação do seu título é mencionar "alterações" climáticas, quando estas sempre existiram e desde há milhões de anos. A terceira impostura é demonizar o dióxido de carbono (CO2), o qual é um gás que não é tóxico, como é até indispensável à vida no planeta. A quarta são as promessas nos discursos hipócritas dos neofascistas & gretinos. A quinta “gretinice” mas não a última, é promover a ignorância dos problemas reais da humanidade com os falsos problemas ali inventados por interesse do Grande Reset do capital financeiro. O mundo pode e deve tratar dos problemas ambientais, mas nada pode pode fazer quanto ao “clima” do universo, que é o que determina nossa existência na Terra e a sobrevivência física do próprio planeta.

STF CONFIRMA MORO “PARCIAL”: LULA AVANÇA MAIS UM PASSO PARA EMPAREDAR BOLSONARO. IMPERIALISMO PREPARA DOIS NOMES FORTES PARA DERROTAR O NEOFASCISTA EM 2022, FALTA DECIDIR QUEM É O “CARA”

Em julgamento nesta quinta-feira (22:04), o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou por maioria (ainda falta a finalização da votação) a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma da Corte no sentido de declarar a suspeição do ex-juiz (justiceiro) Sergio Moro nos processos movidos contra o ex-presidente Lula na famigerada Operação Lava Jato. Poucas vezes o confronto político em uma sessão do Supremo foi tão forte quanto nesta tarde.E por ter sido forte, sinaliza que a maioria que se formou é bastante sólida pela suspeição de Sergio Moro, seguindo uma orientação direta do imperialismo, para catapultar Lula como um dos fortes candidatos para emparedar o neofascista Bolsonaro em 2022. A Governança Global do Capital Financeiro, não admite que exista no mundo o menor empecilho para seu projeto do Grande Reset, mesmo que este obstáculo seja a asquerosa extrema direita, como Trump e Bolsonaro, o primeiro já foi descartado pelo Deep State, e o segundo será varrido pela própria cúpula das Forças Armadas em conluio com o STF e Congresso.

ELZA CAMPOS PRESENTE! 97 ANOS DE MUITA LUTA, COMEÇANDO SUA TRAJETÓRIA NO PÓS GUERRA COM GETÚLIO E JANGO, PASSANDO PELO REGIME MILITAR, SARNEY, FHC, LULA, GOLPE PARLAMENTAR. MORREU NO BOM COMBATE AO NEOFASCISTA!

Por: Candido Alvarez*

No começo era apenas a Elzinha, uma menina nascida no Cariri cearense no começo da década de 20 do século passado. Neta do coronel da Guarda Nacional, “Candido do Pavão” (uma alusão à fazenda da qual era proprietário), conseguia até contar estórias do cangaço, viu Lampião ainda criança chegando em sua cidade, a pequena Aurora, um dos “coitos” preferidos do capitão Virgulino, protegido do padre Cícero chefe político de Juazeiro do Norte, e de toda a região nordestina. Da pequena Aurora, a Elzinha já adolescente, quase mulher seguiu para uma cidade um pouco maior, Iguatu, onde fez uma singela amizade com o grande compositor Evaldo Gouveia, que nos deixou no ano passado. Evaldo, um pouco mais novo do que minha mãe, quando me encontrava nas serestas boemias da vida, fazia questão de lembrar do seu sonho de rapaz: a conquista da sobrinha do padre Januário, Elzinha considerada uma das jovens mais bonitas da cidade. Terminado o ginásio em Iguatu, Elza veio para a capital Fortaleza, onde cursou o científico, entrando logo em seguida na Escola de Nutrição “Agnus Dei”, que depois viria a se tornar umas das primeiras faculdades de nutrição do país, ainda no final dos anos 40. 

quarta-feira, 21 de abril de 2021

DEREK CHAUVIN CONDENADO PELO CRIME CONTRA FLOYD: UMA SENTENÇA HISTÓRICA CONTRA O POLICIAL, MAS NÃO CONTRA A POLÍCIA RACISTA DO IMPERIALISMO IANQUE

Um júri em Minnesota, EUA, proferiu ontem (20/04) uma sentença contra Derek Chauvin, o policial que assassinou covardemente George Floyd em maio de 2020, gerando uma onda de protestos no país e também pelo mundo inteiro. O movimento democrático “Black Live Matter” (A vida dos negros importa) nascido em 2013, foi um dos motores da reivindicação de julgamento e punição desse homem uniformizado, que após ser expulso da polícia, enfrenta a possibilidade de ser condenado a uma pena que pode chegar a 75 anos de prisão. A sentença que ainda não foi totalmente concluída, logo gerou uma onda de comoção nos EUA, que vive dias de protestos massivos pela sequência de assassinatos de negros pela polícia racista, na maioria dos casos atuais sob o comando de governadores e prefeitos Democratas. Para tentar capitalizar o resultado do julgamento, o novo gerente da Casa Branca, Biden fez sua habitual demagogia burguesa, como se fosse um dos responsáveis pela morte de George Floyd, e de outros milhares de negros e latinos vítimas da política segregacionista do imperialismo ianque.

POLÍCIA FEDERAL GOLPISTA INTIMA GUILHERME BOULOS: BOLSONARISMO ISOLADO QUER UM “PALCO” PARA AÇULAR SUA BASE FASCISTA EM DEFESA DA FAMIGERADA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL. GANHAR AS RUAS PARA DERROTAR A OFENSIVA REACIONÁRIA DO ESTADO CAPITALISTA!

A Polícia Federal intimou a liderança do PSOL, Guilherme Boulos, para prestar depoimento em um inquérito aberto para investigá-lo com base na Lei de Segurança Nacional. A denúncia de uma suposta “ameaça de morte” ao presidente Bolsonaro, foi feita por um deputado bolsonarista, José Medeiros (Podemos), que solicitou a PF a abertura de um inquérito tendo como base a Lei de Segurança Nacional, uma herança da ditadura militar, mas que no entanto foi “regada e adubada” desde os governos Sarney, FHC (2), PT (4) e os golpistas Temer e Bolsonaro. O então ministro da Justiça,André Mendonça, autorizou dar sequência ao absurdo jurídico. Boulos terá que se apresentar na superintendência da PF em São Paulo no dia 29, às 16 horas. É evidente que se trata de mais uma intimidação ao conjunto do movimento de massas, uma ameaça contra as liberdades democráticas e de organização popular, já profundamente atacadas nesta Nova Ordem pandêmica, seja em nome da defesa da volta do regime militar, pelo governo neofascista, ou mesmo em nome da suposta “ciência” por parte dos governos burgueses estaduais. A ofensiva reacionária e neoliberal, hoje em pleno curso ascendente no Brasil, deve ser derrotada pela ação direta das massas e do povo oprimido, que não deve depositar nenhuma confiança nas “instituições democráticas” do Estado burguês, totalmente comprometidas com o golpismo patrocinado pelas corporações financeiras imperialistas. Quanto  maior a paralisia do movimento de massas, promovida pela política criminosa do “Isolamento Social” defendida pela esquerda reformista (PT, PCdoB, PSOL e PSTU), maior será o avanço da ofensiva neofascista. Ganhar as ruas e praças para derrotar a sanha reacionária da extrema direita e as instituições do Estado capitalista em seu conjunto!

1º DE MAIO VIRTUAL E CAMPANHA ASSISTENCIALISTA DA CONLUTAS: “DEFESA DA VIDA” AGORA É OS SINDICATOS FAZEREM “LIVES” COM BUROCRATAS E COLETAREM DOAÇÕES DE ALIMENTOS... NADA DE EXPROPRIAR OS CAPITALISTAS, LIQUIDAR O ESTADO BURGUÊS E CONTROLAR OS MEIOS DE PRODUÇÃO!

Neste 1º de Maio, a CSP-Conlutas e Intersindical farão um ato virtual e uma campanha de doação de alimentos. Segundo a burocracia sindical do PSTU “Quando o Estado não cumpre seu papel é necessário fortalecermos a solidariedade de classe entre trabalhadores e os mais pobres. Não podemos fechar os olhos diante da catástrofe econômica e sanitária imposta ao povo de nosso país pelos genocidas Bolsonaro e Mourão”. Por essas linhas podemos ver a pauta programática da Conlutas e do PSTU: substituir a luta pela expropriação da burguesia e a liquidação de seu Estado, impondo pela via revolucionário o controle dos meios de produção pela classe operária por campanhas assistencialistas e “lives” com pelegos. Na era dos “atos virtuais”, a Conlutas é uma prova concreta que a burocracia sindical abandonou a organização das massas contra o capital, se nega a enfrentar os patrões com os métodos de luta da classe trabalhadores (como ocupações de fábrica) e passou a doar cestas básicas para postar no Facebook!

terça-feira, 20 de abril de 2021

CORREIOS ESTÁ NO “CORREDOR DA MORTE”: CÂMARA APROVADA URGÊNCIA PARA PRIVATIZAÇÃO. SOMENTE A GREVE GERAL DA CATEGORIA PODERÁ BARRAR ESSE CRIME CONTRA O PAÍS

A Câmara dos Deputados, dominada pelo Centrão e Centro-Esquerda, aprovou nesta terça-feira (20/04) a urgência para um projeto de lei, de autoria do Governo neofascista que abre caminho para a privatização dos Correios. Foram 280 votos a favor e 165 contrários. O Governo conseguiu aprovar a urgência na votação da “venda”(doação)da empresa que dá lucro todos os anos e repassa bilhões para o Tesouro Nacional. Bolsonaro quer entregar a estatal que mais emprega trabalhadores no Brasil para empresas estrangeiras em prejuízo do país. A urgência na votação foi conseguida através da ofensiva do Centrão e da absoluta letargia da esquerda burguesa, seja no campo institucional ou mais importante, o da ação dos trabalhadores.

BOULOS JANTA COM “BISPO” DA UNIVERSAL E PRESIDENTE DO REPUBLICANOS: CARDÁPIO FOI PSOL SE APRESENTAR COMO “SERVO” DA DEMOCRACIA BURGUESA PALATÁVEL ATÉ PARA A DIREITA THEOFASCISTA

Boulos, pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo em 2022, jantou na noite da última sexta-feira com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do direitista Republicanos e “bispo” da Igreja Universal. A conversa teve como objetivo “romper resistências” do PSOL entre os líderes evangélicos. Em artigo na Folha de São Paulo (20.04) Boulos alega que “Já passou da hora de superar caricaturas. Se queremos que a luta contra a desigualdade e por justiça social ganhe mais força nas periferias do Brasil, é imprescindível reconstruir as pontes —com respeito mútuo— entre o povo evangélico e a esquerda”. O “cardápio” foi a aproximação com a direita de olho nas eleições de 2022, com Boulos e o PSOL se demonstrando como “servos” da democracia burguesa e palatáveis até mesmo para a reacionária Igreja Universal, como Lula (PT) fez em seus governos de colaboração de classes que contaram com o apoio de Edir Macedo e seu séquito evangélico.

CAMPANHA EM DEFESA DE KHALIDA JARRAR: PELA LIBERDADE DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS PALESTINOS DAS MASMORAS DE ISRAEL!

Esse mês de abril é dedicado à luta pela liberdade dos presos políticos palestinos. Israel mantém cerca de 4.500 palestinos em suas prisões, entre eles 41 mulheres e 140 crianças menores de 18 anos. Desde o início de 2021, as autoridades israelenses prenderam cerca de 1.400 palestinos. Em março uma corte militar de Israel condenou Khalida Jarrar, ex-parlamentar do Conselho Legislativo Palestino e membro da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), a dois anos de prisão, além de multa de 4.000 shekels (US$1.200). Jarrar foi presa em sua casa, na cidade de Ramallah, em 31 de outubro de 2019. Jarrar é uma das mais proeminentes líderes da Frente Popular para a Libertação da Palestina, segunda maior facção da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), na Cisjordânia ocupada, e foi eleita parlamentar do antigo Conselho Legislativo Palestino.

TRANSUMANISMO: A ÚLTIMA FRONTEIRA DO NEOLIBERALISMO

O neoliberalismo se propôs a missão filosófica de “libertar” o indivíduo de todos os comprometimentos coletivos ou estatais, também de toda forma de limite ou fronteira imposta socialmente. Após décadas de destruição cultural e ideológica, a última fronteira se tornou o próprio corpo humano. É aí que surge o transumanismo, o projeto científico de superação do humano através da desconstrução do corpo humano e da fusão do homem com a máquina. Seria a maior conquista da ciência do capital, porque ao contrário do que hoje é proferido pela “religião” do consórcio midiático mundial, a ciência tem sim um caráter de classe e não é única, podendo existir várias ciências de acordo com os interesses históricos, tanto de abordagens sociais antagônicas, como a que classe social corresponde cada projeto científico. Em síntese o transumanismo seria a promessa da “vida eterna”, agora não mais promovida pelas religiões, mas sim pela ciência, através de laboratórios de alta tecnologia, controlados pelos maiores magnatas financeiros do planeta.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

“SÓ BOLSONARO É GENOCIDA?”: PCO ACUSA A “DIREITA TRADICIONAL” POR TAMBÉM SER GENOCIDA... RUI PIMENTA NÃO DENUNCIA QUE GOVERNADORES DA “ESQUERDA TRADICIONAL” SÃO TÃO CRIMINOSOS QUANTO ELES!

No artigo “Só Bolsonaro é genocida?” (18.04) o PCO acusa a “direita tradicional” (PSDB, MDB e DEM) de ser tão criminosa quanto o presidente neofascista por não adotar medidas eficazes para combater a pandemia. Segundo Causa Operária “Ao repetir a ideia de que Bolsonaro é o único culpado pela crise da pandemia, a esquerda não está combatendo Bolsonaro de verdade, mas antes, está fazendo propaganda para a direita... Ao voltar todas as acusações contra Bolsonaro, na prática se está absolvendo os demais golpistas que se encontram na direita tradicional, como é o caso de João Doria”. O “detalhe” dessa denúncia vazia do PCO é que a legenda de Rui Pimenta faz a mesma coisa em outro sentido: ela preserva a “esquerda tradicional”, ou seja, os governadores do PCdoB, PSB e PT que são tão criminosos quanto os do PSDB, MDB e DEM ao aplicarem a pauta sanitária da OMS.