quarta-feira, 21 de abril de 2021

DEREK CHAUVIN CONDENADO PELO CRIME CONTRA FLOYD: UMA SENTENÇA HISTÓRICA CONTRA O POLICIAL, MAS NÃO CONTRA A POLÍCIA RACISTA DO IMPERIALISMO IANQUE

Um júri em Minnesota, EUA, proferiu ontem (20/04) uma sentença contra Derek Chauvin, o policial que assassinou covardemente George Floyd em maio de 2020, gerando uma onda de protestos no país e também pelo mundo inteiro. O movimento democrático “Black Live Matter” (A vida dos negros importa) nascido em 2013, foi um dos motores da reivindicação de julgamento e punição desse homem uniformizado, que após ser expulso da polícia, enfrenta a possibilidade de ser condenado a uma pena que pode chegar a 75 anos de prisão. A sentença que ainda não foi totalmente concluída, logo gerou uma onda de comoção nos EUA, que vive dias de protestos massivos pela sequência de assassinatos de negros pela polícia racista, na maioria dos casos atuais sob o comando de governadores e prefeitos Democratas. Para tentar capitalizar o resultado do julgamento, o novo gerente da Casa Branca, Biden fez sua habitual demagogia burguesa, como se fosse um dos responsáveis pela morte de George Floyd, e de outros milhares de negros e latinos vítimas da política segregacionista do imperialismo ianque.

O veredito histórico para uma Corte norte-americana foi decidido em dez horas e foi lido em tribunal ao vivo para o mundo todo. Derek Chauvin, o policial que se ajoelhou por mais de nove minutos no pescoço de George Floyd enquanto ele estava deitado, algemado e repetindo, sem parar, "Eu não consigo respirar", foi considerado culpado de assassiná-lo, um homicídio que horrorizou os Estados Unidos e desencadeou uma furiosa onda global de protestos contra o racismo.

A opinião pública dos EUA, apesar das provas contundentes contra Chauvin, temia que o ex-policial fosse absolvido e o crime policial ficasse impune. A enorme tensão política nacional e a expectativa também atingiram a Sala Oval da Casa Branca: “Estou orando para que o veredito seja o veredito correto. As evidências são esmagadoras em minha opinião ", afirmou o Democrata, Joe Biden, antes que a decisão fosse conhecida. Era o temor do Estado imperialista, de que uma decisão “desajustada” do júri pudesse se transformar em uma rebelião social “incontrolável” para os organismos de repressão policial.

Biden e os Democratas continuarão a “orar” para que as mobilizações populares que levaram a esse veredito exemplar não continuem ou se aprofundem, como certamente acontecerão, apesar do dique de contenção política estabelecido pela esquerda reformista, que agora apoia o novo presidente imperialista. Por mais que prendam um assassino uniformizado, a polícia ianque está cheia de personagens desse gênero, porque não agem para "defender a ordem" em abstrato, mas sim a um Estado, que representa os interesses dos grandes monopólios capitalistas.

A condenação do policial Derek, por mais importante que tenha sido, ainda está muito longe de ser a condenação de conjunto da polícia racista do imperialismo ianque. Esta sentença só poderá vir pelas mãos do proletariado, no curso da destruição revolucionária do Estado capitalista e suas instituições de classe! Somente um governo socialista poderá vingar plenamente a morte de George Floyd e dos milhares (ou até milhões) de negros, latino-americanos e pobres, que foram escravizados, torturados, presos ou mortos pelo regime do modo de produção capitalista, seja na fase de sua acumulação primitiva ou a atual do rentismo financeiro.