terça-feira, 20 de abril de 2021

CORREIOS ESTÁ NO “CORREDOR DA MORTE”: CÂMARA APROVADA URGÊNCIA PARA PRIVATIZAÇÃO. SOMENTE A GREVE GERAL DA CATEGORIA PODERÁ BARRAR ESSE CRIME CONTRA O PAÍS

A Câmara dos Deputados, dominada pelo Centrão e Centro-Esquerda, aprovou nesta terça-feira (20/04) a urgência para um projeto de lei, de autoria do Governo neofascista que abre caminho para a privatização dos Correios. Foram 280 votos a favor e 165 contrários. O Governo conseguiu aprovar a urgência na votação da “venda”(doação)da empresa que dá lucro todos os anos e repassa bilhões para o Tesouro Nacional. Bolsonaro quer entregar a estatal que mais emprega trabalhadores no Brasil para empresas estrangeiras em prejuízo do país. A urgência na votação foi conseguida através da ofensiva do Centrão e da absoluta letargia da esquerda burguesa, seja no campo institucional ou mais importante, o da ação dos trabalhadores.

A “tese” do Centrão neoliberal e seus aliados, que defenderam nesta terça-feira urgência na votação do projeto do Planalto, de que a privatização dos Correios ajuda no equilíbrio fiscal é uma falácia. O Correio é uma empresa 100% estatal, que dá lucro e, por determinação de seus próprios estatutos, repassa 25% de seus lucros para o Tesouro Nacional. Sua privatização (doação) ao capital financeiro portanto, vai piorar e não melhorar a arrecadação do Tesouro.

O que pretende a equipe econômica do ministro rentista Paulo Guedes é ter um monopólio privado, o que colocará em risco a segurança econômica de milhões de pequenas empresas e informais que vivem de vendas à distância! Pior ainda, o projeto de Bolsonaro tira a parte que dá lucro para os Correios, que é o monopólio postal, entrega esse setor para a iniciativa privada estrangeira e mantém público apenas a cobertura de localidades longínquas onde a iniciativa privada não tem interesse de atuar. Ou seja, a privatização dos Correios é uma absurdo pela entrega de uma empresa estratégica para o país, mas é também um ato de “desajuste fiscal”, por provocar prejuízo econômico ao Brasil.

A ofensiva privatista sobre os Correios, por parte dos criminosos do Planalto, ocorre no mesmo momento em que a liderança máxima do PT, o ex-presidente Lula defendeu a retirada do caráter de empresa pública de estatais como Correios e Caixa, para transformação em empresas de Sociedade Anônima, com ações negociadas na Bolsa de Valores, um tipo de “privatização light”, sob as rédeas do governo que manteria o controle acionário majoritário da empresa. A iminente privatização dos Correios também acontece sob o impacto da traição da última greve geral da categoria, onde as federações pelegas da CUT e CTB, sabotaram a greve geral até o último momento, quando finalmente estrangularam o movimento nacional.

Agora não há outro caminho ou alternativa para barrar a privatização, somente a deflagração da greve geral da categoria poderá derrotar a ofensiva neoliberal dos genocidas do Planalto e seus comparsas políticos do Centrão e da Centro Esquerda. Organizar já as assembleias de base, rumo a um encontro nacional da categoria para “disparar” já o movimento grevista nacional!