terça-feira, 13 de abril de 2021

RELATÓRIO ANUAL DA CIA (EUA): IMPERIALISMO IANQUE TEME PODER MILITAR RUSSO E REBELIÕES NA AMÉRICA LATINA 

Em relatório anual da inteligência norte-americana (CIA),divulgado nesta terça-feira (13/04), o dos governo Estados Unidos aponta os avanços militares de Rússia como ameaça frontal a sua hegemonia, e afirmam que protestos sociais violentos devem eclodir na América Latina nos próximos meses. Conforme concluiu o documento reservado, o imperialismo ianque acredita que a Rússia continuará sendo o maior e mais capaz rival de Washington no que diz respeito a armas de destruição em massa. Os EUA esperam que a Rússia busque oportunidades de “flexibilização” de sua política em apoio a regimes nacionalistas, como Síria e Venezuela. "Avaliamos que a Rússia continuará sendo o maior e mais capaz rival de armas de destruição em massa dos Estados Unidos no futuro previsível, à medida que expande e moderniza suas capacidades de armas nucleares e aumenta as capacidades de suas armas estratégicas e não estratégicas", afirmou o relatório, que foi passado a Biden, novo gerente da Casa Branca. 

Já a China é apontada pelo documento como um concorrente pouco inferior EUA, tanto na área militar como na economia e também em desenvolvimento tecnológico. Segundo o documento, Pequim avança nessas áreas com a intenção de mudar as normas globais.O relatório conjunto do Pentágono e CIA ressaltou ainda que a China não está interessada em acordos de controle de armas que restrinjam seus planos de modernização militar.

O relatório também cita outras ameaças aos EUA, como Irã e Coreia do Norte. No caso do Irã, a inteligência norte-americana acredita que o país provavelmente aumentará o enriquecimento de urânio ou construirá um novo reator nuclear se as sanções dos EUA contra Teerã não forem retiradas. "Se Teerã não receber o alívio das sanções, as autoridades iranianas provavelmente considerarão opções que vão desde o enriquecimento de urânio até 60% até o projeto e construção de um novo reator de água pesada de 40 megawatts", constataram o experts da CIA. O Irã começou o enriquecimento de urânio em 60% já nesta terça-feira, informou a agência de notícias IRNA, citando o vice-chanceler iraniano, Abbas Araghchi.

O relatório destaca em um trecho importante no qual expõe possíveis ameaças políticas e de convulsão social nos países latino-americanos. O documento aponta que ao longo do próximo ano, diversas eleições devem ocorrer no continente, que enfrenta crescente insatisfação com a crise econômica e a pandemia. Diante do aumento da pobreza na América Latina, Washington cita preocupação com o aumento do fluxo de imigrantes em direção aos EUA.

O serviço de inteligência norte-americana acredita ainda que protestos violentos e eleições contestadas estão no horizonte da região, citando iminentes protestos em meio à pandemia na Colômbia, Chile, Peru e na Guatemala. Além disso, documento prevê a continuidade da crise na Venezuela e do fluxo migratório do país para os países da região em um momento em que os maiores vizinhos do Estado venezuelano enfrentam profundas crises devido à pandemia da Covid. Na conclusão do relatório da CIA, a proposta velada que é apontada para a ação da Casa Branca no próximo período, se concentra em promover fraudes políticas, tais como golpes institucionais e estelionatos eleitorais, como o que ocorreu no último domingo em pleno segundo turno presidencial no Equador.