quarta-feira, 7 de abril de 2021

MULTAS DE 15 MILHÕES NOS GRANDES LABORATÓRIOS POR “PREÇOS ABUSIVOS” DOS REMÉDIOS NA PANDEMIA: UM “TROCO” INSIGNIFICANTE QUE A BIG PHARMA PAGA PARA EXPLORAR UM NEGÓCIO TRILIONÁRIO NO BRASIL  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que multou em R$ 15,2 milhões empresas do setor farmacêutico pela comercialização de sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 acima do preço autorizado no Brasil. Esse valor é um verdadeiro “troco” que a Big Pharma paga para explorar livremente o negócio trilionário de medicamentos e vacinas no Brasil, extorquindo o povo trabalhador e transferindo as chamadas “verbas públicas” para seus cofres através de contratos governamentais, como os realizados com o Butantan e a Fiocruz além das secretarias estaduais de saúde, o que alimenta uma cadeia enorme de corrupção própria da anárquica economia capitalista voltada a alimentar taxas estratosféricas de lucros das grandes empresas do setor e manter os gerentes burgueses reféns de seus caprichos econômicos e políticos pela via do pagamento de comissões milionárias sistemáticas.

Entre julho de 2020 e março de 2021 já foram instaurados 139 processos de sanção e aplicadas 64 multas aos laboratórios do setor farmacêutico que descumpriram as regras de preços. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos trabalhou com diligência junto a empresas farmacêuticas, encaminhando 73 ofícios aos fabricantes, com solicitações de dados de comercialização dos medicamentos do kit intubação orotraqueal. Também foram solicitadas informações às secretarias de Estado de Saúde (SES) e às secretarias Municipais de Saúde (SMS) das capitais, com informações sobre ocorrência de sobrepreço envolvendo medicamentos sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em compras públicas.

Sob o regime capitalista, a “Big Pharma” é na verdade uma fábrica de doenças em busca de lucros sob a promessa (literalmente vendida) da cura, a saúde de toda a humanidade está nas mãos de capitalistas miseráveis (seja na pesquisa, produção ou no comércio), ela enxerga a pandemia com uma oportunidade única para seus negócios. 

Depois de uma onda de fusões e aquisições sem precedentes, os 10 maiores grupos farmacêuticos dividem entre si mais de 70% do mercado mundial dos remédios. A influência das companhias farmacêuticas é tamanha que elas não conhecem “contra-poder” algum, nem mesmo do ponto de vista dos seus governos burgueses. As empresas farmacêuticas enxergam no Covid-19 uma oportunidade de negócios sem precedentes.

A crise global é um imenso sucesso para a indústria em termos de vendas e lucros, quanto pior a pandemia, maior a expectativa de lucro. O capital se aproveita de toda e qualquer situação para se reproduzir, se valorizar. Vida, morte, saúde ou doença são vistas como detalhes de um grande negócio, como fonte lucro para a classe dominante. 

Dizem os CEO´s das grandes empresas que o importante é aproveitar as oportunidades comerciais mesmo que isso signifique a morte de milhares de pessoas, particularmente dos trabalhadores e do povo pobre. É o caso da atual pandemia de Coronavírus.

Enquanto milhões de pessoas não têm acesso a saúde pública e convivem com a falta de leitos (principalmente UTI) para atender os doentes, as empresas do ramo da saúde, grandes conglomerados capitalistas são indiferentes ao desespero e às milhares de mortes em todo o mundo, lucram com a crise pandêmica. 

A propriedade privada desses laboratórios é obstáculo central para debelar a pandemia. Somente estatizando toda a indústria farmacêutica e tornando públicas todas as patentes de medicamentos será plenamente possível garantir o acesso aos melhores medicamentos de todas as doenças para cada necessitado. 

Na sociedade capitalista dividida em classes sociais o direito à vida se confronta com o lucro e a propriedade privada dos meios de produção. Para os grandes capitalistas, o lucro é o centro das suas preocupações. Para os Marxistas Revolucionários o direito à vida dos trabalhadores é o centro de nossa luta. Esse direito pleno somente poderá ser alcançado pela via da Revolução Socialista, quebrando todas essas patentes e liquidando a propriedade privada!