terça-feira, 20 de abril de 2021

CAMPANHA EM DEFESA DE KHALIDA JARRAR: PELA LIBERDADE DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS PALESTINOS DAS MASMORAS DE ISRAEL!

Esse mês de abril é dedicado à luta pela liberdade dos presos políticos palestinos. Israel mantém cerca de 4.500 palestinos em suas prisões, entre eles 41 mulheres e 140 crianças menores de 18 anos. Desde o início de 2021, as autoridades israelenses prenderam cerca de 1.400 palestinos. Em março uma corte militar de Israel condenou Khalida Jarrar, ex-parlamentar do Conselho Legislativo Palestino e membro da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), a dois anos de prisão, além de multa de 4.000 shekels (US$1.200). Jarrar foi presa em sua casa, na cidade de Ramallah, em 31 de outubro de 2019. Jarrar é uma das mais proeminentes líderes da Frente Popular para a Libertação da Palestina, segunda maior facção da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), na Cisjordânia ocupada, e foi eleita parlamentar do antigo Conselho Legislativo Palestino.

Quase 550 reclusos sofrem de várias doenças e requerem acompanhamento e cuidados de saúde de perto. Pelo menos dez presidiários sofrem de câncer em vários graus, incluindo Fouad al-Shobaki, de 82 anos, o mais velho dos presos. Até agora, 368 palestinos presos foram infectados pelo coronavírus. Alguns palestinos passaram 40 anos em cativeiro e 543 foram condenados a várias sentenças de prisão perpétua. 17 de abril marcou o dia de ação internacional para denúncia das prisões políticas de palestinos e luta por sua libertação, ele é celebrado anualmente desde 1974, depois que o primeiro detido palestino – Mahmoud Hijazi – foi libertado em um acordo de troca com Israel.

Essas prisões representam um ataque à atividade política e à organização popular do povo palestino. Portanto, é necessário que os povos do mundo se solidarizem e exijam a libertação de Khalida Jarrar e de todos os milhares de presos palestinos atrás das grades das prisões israelenses.