sexta-feira, 23 de abril de 2021

PCO CRITICA CUT POR CHAMAR FHC E DORIA PARA 1º DE MAIO VIRTUAL... MAS ESQUECE QUE FOI LULA (“PRESIDENTE DOS BANQUEIROS”) O RESPONSÁVEL POR MANDAR A BUROCRACIA SINDICAL FAZER ESSE CONVITE EM NOME DA FRENTE AMPLA BURGUESA!

No artigo “Esquerda prostitui o 1º de Maio ao chamar FHC, Doria e Maia” (23.04) o PCO faz a seguinte afirmação “As chamadas ‘centrais sindicais’ e a atual direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) organizam uma atividade virtual, uma Live, para o 1º de maio, dia internacional de luta dos trabalhadores... Falarão na atividade virtual, lideranças políticas legitimas da esquerda como os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, e também setores centristas como Flávio Dino (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL). O destaque, contudo, se dá para a direita que foi convidada para a atividade, também dirigirão a palavra aos trabalhadores, figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), um dos piores carrascos do povo brasileiro, o deputado Rodrigo Maia (DEM), o general da reforma da previdência, o genocida e governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o “BolsoDoria”, o atual presidente da Câmara dos Deputados, o bolsonarista Arthur Lira (PP), Ciro Gomes, representante dos capitalistas nacionais”. O que Rui Pimenta não diz em todo o texto é que foi o próprio Lula, candidato a presidente para 2022 apoiado desde já pelo PCO, quem orientou a direção da CUT a fazer esse convite em nome de fortalecer a Frente Ampla burguesa contra Bolsonaro.

O mais hilário é que na crítica a essa política de colaboração de classes da CUT não há uma linha sequer denunciando Lula, ao contrário, mais uma vez um silêncio sepulcral sobre a responsabilidade deste ser patrocinador-mor dessa linha política. Segundo o PCO “A política de frente ampla é um dos freios da esquerda e uma das causas de sua completa paralisia. A esquerda, no entanto, vive num mundo paralelo, no qual o mantra: 'fique em casa', somando agora ao: doe um quilo de alimento para os miseráveis, resolvem todos os problemas do país e dos trabalhadores. Nos momentos de crise profunda, de polarização, a dependência de um setor da pequena-burguesia, inclusive os que dirigem as organizações da esquerda, tornam-se mais evidentes, os laços que a une à burguesia se tornam mais fortes”. Perguntamos ao PCO: Qual a responsabilidade de Lula nessa política de traição aos interesses dos trabalhadores?

Ainda segundo o PCO “Esses senhores da esquerda que organizam esse circo horrendo, prostituem o 1º de maio, dia internacional de luta dos trabalhadores contra os patrões, contra os governos, contra a opressão e a exploração. O fazem para, uma vez mais, com esses setores inimigos mortais dos trabalhadores e que são no final das contas aliados de Bolsonaro. Viraram as costas para os trabalhadores, os trabalhadores também lhes viraram as costas. Nada de unidade com golpistas e inimigos do povo trabalhador, boicotar essa atividade nefanda”. Quem é o “chefe” desses “senhores da esquerda” que o PCO se refere, senão Lula que antes Rui Pimenta denunciava como o "Presidente dos banqueiros" e chefe da quadrilha do “mensalão”? Por que o PCO não virou as costas para Lula, pelo contrário, agora o adota como seu candidato a presidente em 2022?

Consideramos que de fato o nível de degeneração ideológica e política da burocracia lulista da CUT, com sua integração a burguesia e rompendo com qualquer traço de classismo, tem representado um verdadeiro obstáculo a ação direta das massas contra a ofensiva do Estado capitalista. O esforço do PT, para não falar dos outros pelegos, em construir a Frente Ampla nas próximas eleições presidenciais de 2022, terá neste Primeiro de Maio, desfigurado pela burocracia, avançado mais um degrau na colaboração de classes.

Por isso, os Marxistas Leninistas da LBI, rechaçam vigorosamente este “iniciativa” de traição de classe levada à frente pela CUT/PT, convocando desde nossas modestas forças um verdadeiro Ato classista de Primeiro de Maio, sem patrões e políticos da burguesia. Vamos ganhar as ruas e mostrar a força do proletariado, no seu combate histórico contra o capital! Primeiro de Maio: Internacionalista e classista em defesa do Socialismo! Abaixo Bolsonaro e todo o regime golpista genocida. Fora governadores e prefeitos burgueses que criminosamente seguem as ordens da governança global do capital financeiro! 

Por tudo isso, o mais grave é a conclusão do  artigo do PCO sobre o 1º de Maio da CUT declarando a tarefa da esquerda é defender:  “Fora Bolsonaro, Lula candidato, Lula presidente!”. O PCO não vai participar do ato virtual da CUT com FHC e Doria mas vai patrocinar em seu ato presencial a mesma política da burocracia sindical petista de alimentar ilusões no PT e em Lula! 

Esse é o verdadeiro conteúdo da política de Causa Operária, traficar com denúncias vazias uma linha de colaboração de classes na vanguarda com falsas radicalizações que desaguam em um objetivo comum ao da direção da CUT: eleger Lula e sua frente ampla burguesa em 2022... que tem como aliados Doria e FHC! Triste ironia!