quarta-feira, 14 de abril de 2021

LIBERDADE PARA OS PRESOS POLÍTICOS NO PARAGUAY: ABAIXO O GOVERNO REPRESSOR DE BENÍTEZ! TODA SOLIDARIEDADE AOS LUTADORES!

A arbitrária justiça do Paraguay decidiu nesta semana manter sob prisão três lideranças que têm se destacado nas massivas manifestações contra o corrupto e neoliberal governo de Mario Abdo Benítez. Os dirigentes estudantis da Universidade Nacional de Assunção (UNA), Vivian Genes e Pedro Areco, e o ativista cultural Luis Trinidad estão sendo injustamente acusados pela queima de uma sede do Partido Colorado na capital paraguaia, no dia 17 de março. Submetida a todo tipo de ameaças pela Polícia Nacional, Vivian foi mantida atrás das grades até a última segunda-feira (12.04), quando seus advogados conseguiram que fosse transferida para prisão domiciliar. Até então, com receio de que a jovem fosse deslocada para a Penitenciária de Encarnación (a 370 quilômetros de Assunção) familiares e camaradas organizaram uma “barraca da resistência”, de onde se mantiveram vigilantes, forçando o recuo parcial por parte da Justiça burguesa.O Blog da LBI se solidariza com lutadores do Paraguay, presos políticos do governo repressor de Abdo Benítez e exige sua libertação imediata!

Filiada e militante colorada, a juíza Hilda Benítez Vallejos segue as ordens do repressor Benítez e tem sido alvo de protesto dos estudantes em frente à sua residência e ao parlamento pela postura completamente parcial com que tem se comportando no caso. 

Referência na luta pela Justiça no Paraguay e do movimento de solidariedade aos camponeses de Curuguaty, a ex-presa política de Stroessner, Guillermina Kanonnikoff se somou às organizações humanitárias em apoio à juventude.

“Na realidade, o governo segue com suas práticas strosneristas, que tem agora um dos seus últimos esperneios”, afirmou Guillermina, reiterando que se trata de uma perseguição claramente política. “Os dirigentes foram injusta e arbitrariamente presos sem que tivessem sido apresentadas quaisquer provas contra eles. Foram perseguidos e criminalizados por este governo de inúteis, incompetentes e corruptos que tem como marca o roubo aos cofres públicos e o fracasso diante da pandemia”, frisou.

Em relação à liderança de Vivian Genes, estudante do quarto ano de arquitetura, Guillermina enfatizou, “ela simboliza a liderança do movimento, particularmente numa sociedade machista como a paraguaia, porque é mulher, se atreve a ser feminista e não teme encabeçar o processo”.

Vale lembrar, recordou Guillermina, “que foi dado um cheque em branco aos governistas e em mais de um ano nada fizeram, colocando o nosso país numa situação caótica em que não há uma única cama de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), com o povo morrendo abandonado nos corredores dos hospitais e nas suas próprias casas”.

As manifestações no Paraguay abalaram as estruturas do país e foram um importante exemplo de como um povo pode se revoltar com seu Governo, mesmo durante a pandemia, por meio da organização popular. Os milhares que foram às ruas como o caos na saúde pública e contra a corrupção do Partido Colorado.

Agora, em um momento de refluxo das mobilizações de ruas, o governo tem se colocado em uma tentativa de ofensiva autoritária, utilizando da prisão de manifestantes para se impor. Os estudantes universitários Vivían Genes, Pedro Areco e Luis Trinidad foram, por isso, presos de forma ilegal.

Essa prisão absurda é uma forma de tentar intimidar àqueles que se colocaram na linha de frente contra o Governo Paraguaio e seus diversos abusos contra o povo em um dos seus momentos mais difíceis. Por isso, estamos desde o Brasil junto ao movimento estudantil do Paraguay exigindo a liberação imediata dos três estudantes. Lutar não é um crime! Toda nossa solidariedade aos estudantes, pela libertação imediata dos presos políticos!