quinta-feira, 8 de abril de 2021

QUEM GOVERNA O PAÍS?: APÓS PROIBIR OS CULTOS RELIGIOSOS, STF DETERMINA CPI NO SENADO PARA “ENQUADRAR” BOLSONARO  

No mesmo dia em que o plenário do STF decidiu por ampla maioria (9x2) proibir os cultos religiosos, contrariando a orientação do governo Bolsonaro (AGU), o ministro do STF, Luís Roberto Barroso determinou monocraticamente nesta quinta-feira (08/04), que o Senado instale a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid. Uma verdadeira “Espada de Damocles” sobre a cabeça do cambaleante presidente, que parece não presidir nada no país, a não ser quando alguma questão proposta por Bolsonaro tem aquiescência do mercado financeiro. O presidente sem partido e sem apoio algum na superestrutura instrucional do país, serve para a burguesia apenas como uma espécie de “boi de piranha”, que permite atrair o ódio popular ao seu governo, enquanto a “boiada” dos rentistas financeiros passa incólume seu projeto do Grande Reset, para arrasar a economia industrial do país.

O pedido de criação da CPI, encabeçado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi protocolado em 4 de fevereiro por senadores oposicionistas que seguem as orientações da famiglia Marinho, incluindo o PT neste campo político. A comissão, no entanto, ainda não tinha sido instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), por conta do receio do débil presidente que teme a antecipação do seu fim, antes mesmo das eleições do ano que vem.

No requerimento apresentado por Randolfe está enunciado todo mantra repetido freneticamente pelo consórcio da mídia corporativa, responsabilizando exclusivamente o governo Bolsonaro pelos mortos da pandemia. Obviamente o requerimento do senador não faz nenhuma menção aos governadores estaduais e prefeitos, que receberam do STF a função de únicos mandatários de regras sanitárias durante a pandemia, cabendo simplesmente ao governo federal o envio de verbas, pelo SUS ou de forma suplementar direta. Também por razões óbvias, Randolfe não quer “investigar” em sua CPI, nenhuma conduta das corporações privadas da saúde, e sequer os contratos bilionários que Bolsonaro firmou com a Big Pharma na compra de vacinas que muito pouco imunizam. Agora com a CPI, o “circo” da oposição burguesa montado pela Rede Globo vai ficar ainda mais animado, para os tolos ouvintes e para a esquerda reformista midiotizada.