terça-feira, 27 de abril de 2021

BIDEN VERSUS ERDOGAN: APÓS GOVERNO DOS EUA RECONHECER GENOCÍDIO ARMÊNIO, TURQUIA DECIDE “LAVAR A ROUPA SUJA” DO IMPERIALISMO

O reacionário Presidente turco Erdogan convida os EUA a "se olharem no espelho" após a decisão de Biden de reconhecer o genocídio armênio. Até chegou a ameaçar expulsar do país as tropas da OTAN, que tem uma importante base militar na Turquia. O presidente turco relembrou a escravidão do povo negro e a perseguição aos nativos originários nos Estados Unidos, bem como outros episódios polêmicos da história de acumulação primitiva norte-americana e europeia.

Recep Tayyip Erdogan, descreveu como "comentários infundados e injustos" a recente declaração com a qual o Democrata Joe Biden reconheceu o genocídio armênio, “convidando” os EUA avaliar sua própria história. Em discurso transmitido ao vivo pela televisão, o presidente turco expressou sua "imensa angústia” e de sua nação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, afirmando que "não tem base histórica ou jurídica". Além disso, ele alertou que a declaração de Biden prejudica e "atrapalha as relações bilaterais”.

“Dos nativos americanos aos negros, dos acontecimentos na cidade alemã de Dresden às bombas nucleares lançadas sobre o Japão, do Vietnã ao Iraque, são temas que podem ser discutidos”, enfatizou Erdogan.

“Haverá uma reação de diferentes formas e graus nos próximos dias e meses", declarou Ibrahim Kalin, Porta-Voz e conselheiro militar de Erdogan. Kalin especificou que Ancara poderá restringir o acesso dos EUA à base aérea de Incirlik no sul da Turquia, que tem sido usada para dar suporte aos ataques da OTAN contra a Síria.

A crise aberta entre os dois governos burgueses de extrema direita, EUA e Turquia, não é propriamente uma “exclusividade” da questão histórica armênia. Vem se arrastando desde a gerência Trump, quando Erdogan flertou com uma cooperação militar com a Rússia. Depois subiu o “tom” quando os EUA e União Europeia apoiaram a Grécia na disputa pela soberania helênica no Mar Mediterrâneo. Agora, ainda no calor da recente guerra entre o Azerbaijão (apoiado pela Turquia) e Armênia, Erdogan teme que Biden comece a fornecer suporte militar aos armênios.

É muito provável que as declarações de Biden se prestem somente a chantagear Erdogan, no sentido que se afaste definitivamente da Rússia. O imperialismo ianque sabe muito bem que não pode prescindir das bases turcas, ainda mais agora quando reiniciaram os ataques aéreos a Síria e planejam na próxima etapa bombardear o Irã.