domingo, 18 de abril de 2021

BITCOIN A CRIPTO MOEDA: VALORIZAÇÃO E ESPECULAÇÃO FINANCEIRA VIRTUAL HEGEMÔNICA NO GRANDE RESET

A cripto moeda Bitcoin despencou 14% no último dia desta semana, depois de ultrapassar o recorde histórico de 64 mil dólares no mesmo período.Um blecaute de energia na região de Xinjiang, na China, que supostamente abriga uma grande quantidade de mineração(produção virtual da moeda)de bitcoin, teria causado a queda abrupta, após sua supervalorização. O valor do bitcoin, que na última quarta-feira atingiu um valor recorde depois de ultrapassar 64.717 dólares por unidade, despencou neste domingo(18/04) em 14%, situando-se no patamar anterior de 51.541 dólares.

De acordo com o especialistas do mercado financeiro, uma venda massiva da criptomoeda mais importante do mundo teria ocorrido devido a um apagão elétrico ocorrido na região chinesa de Xinjiang, que supostamente concentra uma grande quantidade de atividade de mineração de bitcoin.Nesse sentido, a queda temporária de energia em uma região da China expõe uma "fraqueza fundamental"da especulação em torno da cripto moeda: embora a rede de investidores do Bitcoin seja descentralizada mundialmente, sua mineração(criação virtual)não é, concentra-se em localidades com farta e barata geração de energia elétrica.

Por sua vez, alguns jogadores do cassino da especulação financeira (rentistas)chamam a atenção para a queda acentuada da taxa de ”hash” que é o índice de volatilidade que mede a capacidade de processamento de toda a rede de bitcoins e determina a potência necessária para os mineradores produzirem novas unidades da cripto moeda.

"Normalmente, choques de taxas 'hash' não causam quedas de preços", afirmou Edan Yago, um dos maiores conhecedores do bitcoin. Nesse sentido, garante que uma redução na taxa de 'hash' pode desacelerar as transações, o que "ironicamente", torna mais difícil a movimentação das moedas para as casas de câmbio. A recente “subida e queda”(efeito gangorra)do preço da cripto moeda está dentro do universo da profunda especulação e volatilidade financeira em que adentra o Grande Reset da Nova Ordem Mundial do Controle Sanitário.

Apesar da súbita venda massiva do bitcoin na última semana, supostamente por uma pane elétrica, gerando uma perda de quase 15% no curto prazo, a criptomoeda subiu até agora 90% somente este ano. Impulsionada por sua ampla aceitação como um investimento internacional e meio de pagamento, associada à enxurrada de dinheiro(chuva de capitais)no “atacado e varejo” para ações, fundos negociáveis, mercado de derivados e outros ativos de risco. A cripto moeda Bitcoin pode transformar-se rapidamente no símbolo desta “Nova Era” de destruição programada das forças produtivas, em que um título financeiro virtual terá como único lastro real a “tomada de energia mais próxima”...