domingo, 25 de abril de 2021

O GRANDE RESET: ÚLTIMA TENTATIVA DO RENTISMO FINANCEIRO, “DAVOS”, PARA TENTAR RESGATAR O CAPITALISMO DE SUA AGÔNICA CRISE

O Fórum Econômico Mundial (FEM), quartel general do rentismo financeiro em Davos, lançou o mundo em uma operação muito complexa: O Grande Reset. Como já aconteceu algumas vezes na história humana, hoje o que alguns chamam de "tempestade perfeita" se formou no sistema mundial organizado. Ou seja, às várias crises: econômica, social, geopolítica e ambiental, já existentes e “incluídas no pacote” do atual sistema de capitalismo globalizado (governança mundial), agora se soma a crise sanitária originada pela pandemia de Covid, que como um gatilho, precipita uma crise geral e caótica de todo o sistema do capital.

Para desenhar estratégias e políticas diante de crises como a atual, há justamente a gama de corporações transnacionais privadas e clubes de planejamento político da elite financeira que proliferam desde os anos 70, por meio dos quais a burguesia imperialista promove suas agendas ou novos “modelos “de capitalismo. Como foi o "Consenso de Washington" (Friedman), a "Nova Ordem Mundial" (Bresinsky), "A Terceira Via" (Blair), "As novas economias institucionais" (Stiglitz); ou agora "The Great Reboot" (Schwab), apenas para citar alguns.

Foi o que aconteceu na 51ª edição do Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos, entre 25 e 29 de janeiro de 2021. Lá, seu diretor e fundador Klaus Schwab apresentou a proposta para o Grande Reset (ou reinício), para tentar reconstruir a economia capitalista de forma “sustentável” (para a especulação bursátil é claro) após a destruição de parcelas significativas das forças produtivas através da pandemia de Covid. Anteriormente, Klaus Schwab e Thierry Malleret haviam apresentado seu livro “Covid-19: The Great Reset”, publicado originalmente em 25 de setembro de 2020. Eles também escreveram uma série de artigos que acompanharam o lançamento do livro. O livro está dividido em três capítulos principais, que fornecem uma visão geral do futuro pós industrial, sonhado pelo rentismo financeiro. Na primeira parte, analisa-se o impacto que a pandemia terá em cinco categorias no nível macro: fatores econômicos, sociais, geopolíticos, ambientais e tecnológicos. No segundo capítulo seus efeitos são considerados no nível micro, em setores e empresas específicas. Na terceira e última parte, são propostas hipóteses sobre a natureza das consequências que podem ocorrer no nível individual.

Segundo Klaus, coordenador da máfia de Davos: “A pandemia mergulhou o mundo como um todo, e cada um de nós, nos tempos mais desafiadores que já tivemos que enfrentar e teremos que enfrentar suas consequências por anos e muitos as coisas vão mudar para sempre ". Os grandes problemas do mundo, escreve Schwab seu livro: ”especialmente as divisões sociais, a injustiça, a falta de cooperação ou o fracasso da governança e liderança global, estão mais expostos do que nunca, e as pessoas acreditam que chegou a hora de se reinventarem. Um novo mundo surgirá, cujos contornos nos cabe imaginar e traçar”.

Para obter um “melhor resultado” para os objetivos do Grande Reset, diz K. Schwab: “o mundo deve atuar conjunta e rapidamente na renovação de todos os aspectos de nossas sociedades e economias, da educação aos contratos sociais e condições de trabalho. Todos os países devem participar, dos Estados Unidos à China, e todos os setores devem ser transformados, do petróleo e gás à tecnologia. Em outras palavras, precisamos de uma Grande Reinicialização do capitalismo!”. Somente os dóceis reformistas domesticados pelo capital financeiro se recusam a ver, debater e principalmente combater a Nova Ordem Mundial.

Podemos resumir brevemente a agenda do Grande Reset no sentido de que ela contempla uma série de reformas necessárias para tentar resgatar a taxa de lucros, em declínio acentuado na última década. Os cinco pontos fundamentais do Plano de Davos são: 1) o redirecionamento dos estímulos fiscais, 2) educação voltada para a tecnologia, 3) promoção do investimento em tecnologias virtuais alternativas, 4) mudanças nas métricas econômicas e financeiras, 5) maior compromisso ambiental com redução dos combustíveis fósseis.

Convergindo todas as reformas no chamado “capitalismo de stakeholders”, uma espécie de paraíso dos algoritmos que controlam desde o fluxo de capital no mundo, até os novos meios de informação e relacionamento social. Mas, se expandirmos um pouco mais o fulcro do nefasto projeto, observamos que a proposta também inclui: intervenções governamentais de resgate, consenso entre os agentes econômicos, orientação para o mercado, aumentos de impostos, redução estatal e reformas trabalhistas, além de uma ênfase atualizada no papel das tecnologias para uma " economia "verde".

O mais “engraçado” é que essa proposta surge em uma reunião da elite mundial do capital financeiro, que em geral é partidária do neoliberalismo radical. O FEM se destaca como o novo órgão de planejamento e centralização transnacional das grandes corporações e da burguesia imperialista. Por isso, vale a pena refletir, a crise da globalização ultra neoliberal, sem dúvida catalisada pela pandemia, é de tal magnitude que ressuscitam as teses do capitalismo regulado? Obviamente, a proposta de Schwab contém uma boa dose de neo-keynesianismo “ornamentado” (chuva de dinheiro) e “temperado” com uma boa dose de fascismo sanitário (supressão das liberdades democráticas). A essência do projeto da nova “Globalização Imperialista”, foi materializada com a própria pandemia, obviamente somente os tolos reformistas é que acreditam que foi tudo uma “coincidência”.

Se tudo isso for assim, parece necessário fazer alguns esclarecimentos a respeito do contexto mundial, no qual se verificaria a real possibilidade de que tais “reformas sanitárias” pudessem ser realizadas. Em primeiro lugar, não devemos esquecer que o sistema mundial do capitalismo tem duas facetas muito dinâmicas, que influenciam e determinam de forma decisiva qualquer processo ou projeto social e econômico relevante. São dois os elementos principais: globalização e imperialismo. Ambos são tendências inerentes ao modo de produção capitalista e estão historicamente relacionadas. Por outro lado, apesar das “mudanças cosméticas”, o Estado imperialista existe, preserva sua identidade e estrutura, e continua a desempenhar seu papel histórico na lógica de acumulação do capital mundial. Ao contrário do que ocorre com a governança global do capital financeiro, um organismo entranhado nas “sombras” das instituições multilaterais e dos “clubes” fechados da elite financeira internacional. Por sua vez, a globalização consolidou a dominação da governança e aprofundou a submissão dos capitalismos periféricos e até mesmo centrais. Desta forma, as teorias marxistas da globalização econômica capitalista não devem ignorar o conceito de hegemonia da governança global do capital financeiro.

Há cerca de cem anos, Lenin contribuiu com a sua conhecida caracterização do imperialismo, definindo-o como "a era do capital financeiro e dos monopólios, que transportam para todo o lado a tendência para o domínio e não para a liberdade"..."O imperialismo é a fase superior do capitalismo”, afirmou o chefe Bolchevique da Revolução Russa. É verdade, que a esquerda reformista não concorda com Lenin, se converteu hoje no melhor “braço de apoio” do rentismo mundial, ao reproduzir com fidelidade canina a mesma “pauta” do Fórum de Davos. Essa esquerda está completamente morta para a luta revolucionária, atravessou o rubicão de classe, e como a Social Democracia na Primeira Guerra Mundial, se entrincheirou no campo do imperialismo contra a classe operária internacional. Assim como Lenin, na época contando apenas com sua “pequena” organização proclamou a falência política e ideológica da Segunda Internacional, os Marxistas Revolucionários estão diante da tarefa estoica da reconstrução do Partido Bolchevique em escala planetária!