terça-feira, 6 de abril de 2021

MADURO COMETE MAIS UM GRAVE DESVIO PRÓ-IMPERIALISTA: CHAVISMO SOLICITA “AJUDA DA ONU” PARA COMBATER GRUPOS PARAMILITARES PATROCINADOS POR IVÁN DUQUE NA FRONTEIRA DA VENEZUELA

O governo venezuelano desencadeou a operação "Escudo Bolivariano 2021", conduzida no estado fronteiriço de Apure buscando expulsar grupos armados colombianos patrocinados por Iván Duque e o Pentágono. 33 paramilitares foram presos e dez eliminados, seis campos destruídos e 16 explosivos desativados. Nesse combate Maduro tem todo nosso apoio, estamos no campo militar da Venezeula contra o imperialismo e seus peões no continente latino-americano. Entretanto o Chavismo cometeu mais um grave desvio político pró-imperialista: Maduro solicitou ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) para desativar minas instaladas pelos grupos armados na fronteira com a Colômbia. Como já alertamos, trata-se de grande equívoco chamar o "lobo para a galinheiro" a pretexto de ajudar a vigiar as galinhas, uma política completamente suicida! Ao tentar “combater” Iván Duque e seus grupos armados com a “ajuda” da ONU, abre-se um perigosíssimo flanco de “legitimidade” para futuras intervenções militares imperialistas em nosso continente.

Segundo comunicado do governo, a Venezuela vai pedir “ajuda imediata” à ONU para “desativar os campos minados” que grupos paramilitares plantaram na fronteira com a Colômbia, onde confrontos estão sendo travados desde o final de março, anunciou Maduro. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, “dirige um comunicado ao secretário-geral Antonio Guterres das Nações Unidas para solicitar ajuda emergencial imediata para que tragam todas as técnicas para desativar os campos minados deixados por esses grupos irregulares de assassinos e traficantes de drogas vindos da Colômbia".

Como nos ensinou Lenin sobre as Nações Unidas, este covil de bandidos é um braço das potências imperialistas, ela não age sem o aval e comando da Casa Branca, do Pentágono. Só quem nega essa posição é o PCO que em uma posição escandalosa de ruptura com o Trotskismo apoia a intervenção da ONU pleiteada pelo Chavismo contra o Brasil (Bolsonaro) e agora deve fazer o mesmo em relação ao pedido feito por Maduro de "ajuda" da ONU contra o direitista Duque. 

O pior é que Maduro ainda levanta a possibilidade de dissidentes da guerrilha dissolvida das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) serem em parte responsáveis por confrontos com militares e ataques a civis na fronteira colombiano-venezuelana. Os dois países, que dividem uma fronteira porosa de 2.200 quilômetros, romperam relações depois que o governo Duque reconheceu o direitista opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019.

Todo combatente anti-imperialista deve rechaçar vigorosamente esta vergonhosa posição capituladora do chavismo e lutar contra qualquer intervenção imperialista em nosso continente mesmo que tenha como pretexto a ajuda "humanitária". Das mãos da ONU e da OTAN só vêm mais sangue e morte nos países semicolonais!