quarta-feira, 30 de março de 2022

ENFRENTANDO AS SANÇÕES IMPERIALISTAS: RUBLO SE RECUPERA DE SUA MAIOR QUEDA 

Desde vários dias, o rublo russo vem se recuperando consideravelmente. Nos piores momentos das sanções contra a Rússia, foram pagos 160 rublos por euro. Hoje são necessários apenas 97 rublos por euro. Antes da guerra, o preço era de 80 ou 90 rublos por euro, então o colapso da moeda russa durou pouco. O anúncio do comércio de gás russo em rublos permitiu que o valor da moeda russa aumentasse, tornando o rublo uma moeda básica por si só. Depois do petro-dólar, vem o petro-rublo. Os efeitos das sanções econômicas são muito mais leves do que nos dizem as redes de televisão, o que significa o seguinte: se os imperialistas querem esmagar a Rússia, não o conseguirão com sanções, mas apenas com uma guerra total.

No entanto, o fato de o rublo ter se recuperado não significa que ele manterá seu valor no futuro. Pode cair novamente ou, pelo contrário, pode aumentar definitivamente se os países europeus começarem a pagar suas contas à Rússia em rublos a partir de sexta-feira. A notícia da recuperação do rublo é muito boa para o setor imobiliário espanhol. Desde 2013, a Rússia é o terceiro maior comprador de terrenos e edifícios na Espanha, atrás da França e do Reino Unido.

Num contexto de falência económica, como o espanhol, só os demagogos podem pensar em vangloriar-se da apreensão do capital estrangeiro. Novamente por trás das sanções econômicas estão as pressões econômicas dos Estados Unidos.