segunda-feira, 28 de março de 2022

RÚSSIA REAFIRMA QUE SÓ RECEBERÁ PAGAMENTOS EM RUBLOS DOS MEMBROS DO G7: “NÃO VAMOS FAZER ‘CARIDADE’ COM NOSSO GÁS AOS PAÍSES HOSTIS”

A Rússia está elaborando métodos para aceitar pagamentos por suas exportações de gás em rublos e tomará decisões no devido tempo caso os países europeus se recusem a pagar na moeda russa, disse o Kremlin nesta segunda-feira (28). Em uma reunião de líderes da União Europeia na sexta-feira (25), nenhuma posição comum surgiu sobre a exigência feita pela Rússia na semana passada de que países “hostis” devem pagar em rublos, não em euros, por seu gás, após Estados Unidos e aliados europeus se unirem em uma série de sanções contra a Rússia.

O banco central russo, o governo e a Gazprom, que responde por 40% das importações europeias de gás, devem apresentar suas propostas de pagamentos de gás em rublo ao presidente russo, Vladimir Putin, até 31 de março. “Não vamos fornecer gás de graça, isso está claro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma teleconferência. “Na nossa situação, não é possível nem apropriado se envolver em caridade (com clientes europeus)”.

Na sexta-feira, o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, aconselhou os fornecedores de energia alemães a não pagarem pelo gás russo em rublos, em entrevista à emissora Welt. A Itália continuará pagando à Rússia por energia em euros, disse um importante assessor econômico do governo italiano na semana passada.

Os países do G7 afirmaram nesta segunda-feira (28) que a exigência do pagamento do gás russo apenas em rublos "é inaceitável". "Todos os ministros do G7 concordaram que esta é uma clara violação unilateral dos contratos existentes (...) o que significa que o pagamento em rublos é inaceitável", disse o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, após reunião com seus homólogos do grupo.

 

Durante uma breve declaração aos jornalistas, o ministro alemão informou que todos os países-membros decidiram rejeitar a opção de pagar o gás em rublos. "É evidente a tentativa de Putin de nos dividir, mas não seremos divididos e a resposta dos países do G7 é clara: os contratos serão respeitados", enfatizou Habeck.

Na semana passada, Putin informou que a Rússia não vai mais aceitar pagamentos de seu gás ou petróleo em dólares ou euros. Segundo ele, as quitações devem ser feitas apenas em rublos.

De acordo com Habeck, "a Rússia não é um fornecedor de energia confiável", principalmente "porque com suas ações na política mundial contribuiu decisivamente para uma perturbação global da paz e da ordem".

"Pedimos às empresas afetadas que não respondam ao pedido de Putin", reforçou o alemão, cujo país preside neste ano o G7 - grupo formado por EUA, Alemanha, Canadá, Itália, França, Japão e Reino Unido.

A Rússia, por sua vez, rebateu os líderes do G7, reforçando que não fará "caridade". "A Europa não quer pagar o gás em rublos? Certamente a Rússia não distribuirá seu gás de graça, não faremos caridade", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Pesko, segundo a agência Tass.