sábado, 26 de março de 2022

“SOMOS CONTRA A OTAN”: MILHARES MARCHAM NA SÉRVIA PARA REPUDIAR O 23º ANIVERSÁRIO DO BOMBARDEIO DA IUGOSLÁVIA

Dezenas de milhares de cidadãos caminharam pelas ruas de Belgrado nesta sexta-feira, 25.03, cantando slogans como "somos contra a OTAN" e "Russos e sérvios são irmãos para sempre". Os manifestantes convergiram em frente à Embaixada da Rússia para expressar sua solidariedade e apoio durante a operação especial da Rússia na Ucrânia, além de sua oposição aos planos de expansão da Aliança Atlântica para o Leste Europeu. O embaixador russo na Sérvia, Alexander Botsan-Kharchenko, juntamente com veteranos sérvios, depositou coroas de flores em vários monumentos da cidade dedicados às milhares de vítimas dessa agressão.

Os bombardeios ocorreram de 24 de março a 11 de junho de 1999. Nesses 78 dias, a Otan lançou um total de 2.300 mísseis contra 990 alvos, além de 14.000 bombas no território da Iugoslávia. Só na capital Belgrado, 212 bombas caíram. Entre 10 e 15 toneladas de urânio empobrecido também foram liberadas, causando um desastre ambiental e multiplicando por cinco os casos de doenças oncológicas.

Esses dois meses e meio de ataques aéreos implacáveis ​​custaram a vida de mais de 2.000 civis, incluindo 88 crianças, e deixaram 6.000 feridos.