segunda-feira, 21 de março de 2022

EUA RETALIAM A CHINA EM MEIO A GUERRA NA UCRÂNIA: CASA BRANCA IMPÕE SANÇÃO DIPLOMÁTICA A DIRIGENTES CHINESES E RESTRINGE VISTOS

O governo dos Estados Unidos aplicou uma sanção diplomática contra funcionários da China em meio a guerra da Ucrânia que a Rússia busca uma aproximação com Xi Jinping. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, nesta segunda-feira (21/3). Cinicamente Blinken explicou que a punição é contra “Os perpetradores de violações dos direitos humanos devem continuar a enfrentar as consequências. Os Estados Unidos tomaram medidas para impor restrições de visto a funcionários da China por tentarem intimidar, assediar e reprimir dissidentes e defensores de direitos humanos dentro e fora da China”, escreveu o canalha que representa o país mais genocida e ataca os povos do planeta. 

A dura sanção diplomática ocorre em meio a rumores de que Pequim está fornecendo ajuda militar e econômica a Moscou na guerra na Ucrânia. O confronto completa 26 dias nesta segunda-feira (21/3). No fim de semana, a Rússia mandou recados para Biden. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, admitiu que o país mantém contato com a China e garantiu que irá “fortalecer a cooperação” com o país asiático.  “Esta cooperação ficará mais forte, porque em um momento em que o Ocidente está descaradamente minando todas as bases sobre as quais o sistema internacional se baseia, é claro que nós, como duas grandes potências, precisamos pensar em como continuar neste mundo”, disse Lavrov. 

Os Estados Unidos classificaram como “preocupante” a aproximação entre a Rússia e a China. A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram por telefone. Biden cobrou posicionamento formal do governo chinês contra a guerra. Na conversa, Xi Jinping disse a Biden que o conflito “não interessa a ninguém”. O governo ianque já ameaçou a China com sanções caso o apoio seja confirmado.