quarta-feira, 23 de março de 2022

RÚSSIA ADVERTE: ENVIO DE FALSAS “FORÇAS DE PAZ” DA OTAN PARA UCRÂNIA LEVARIA A CONFRONTO DIRETO ENTRE TROPAS ARMADAS RUSSAS E ALIANÇA IMPERIALISTA

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou  na quarta-feira que o envio de falsas "forças de paz" da Otan para a Ucrânia levaria a um confronto direto entre as Forças Armadas da Rússia e a Aliança imperialista. O chanceler russo comentou a cínica proposta do presidente da Polônia, Andrzej Duda, de a OTAN enviar de uma missão de tropas de paz para a Ucrânia. O plano, que será apresentado durante uma reunião da Aliança nesta quinta-feira, 24 de março, em Bruxelas, prevê o envio de um contingente internacional de paz composto por até 10 mil soldados de vários países. "Espero que eles entendam do que se trata, este será precisamente o confronto direto entre as Forças Armadas russas e a Otan que todos não apenas queriam evitar, mas disseram que em princípio nunca deveria acontecer", disse Lavrov.

Por outro lado, o ministro russo salientou que as negociações entre as delegações russa e ucraniana avançam com dificuldade, porque Kiev "muda constantemente a sua posição, rejeitando as suas próprias propostas". "É difícil se livrar da impressão de que eles [Ucrânia] têm a mão de colegas americanos, que, de acordo com cientistas políticos, tanto nossos quanto ocidentais, simplesmente não se importam que esse processo [de negociação] termine rapidamente. Lavrov disse. "Eles esperam continuar injetando armas na Ucrânia", disse ele. "Aparentemente, eles querem nos manter em estado de combate pelo maior tempo possível", acrescentou.

O ministro russo especificou em suas declarações que Moscou não é contra a mediação dos países ocidentais no processo de negociação com Kiev, mas é claro sobre suas linhas vermelhas, sobre as quais "se fala há muitos anos", e não deixará passar.