segunda-feira, 21 de março de 2022

ISSO A OTANEWS NÃO MOSTRA: “SHOPPING” CONVERTIDO EM ARMAZÉM MILITAR FOI DESTRUÍDO POR ATAQUE RUSSO EM KIEV

O Ministério da Defesa da Rússia publicou na segunda-feira imagens de satélite do ataque ao shopping Retroville, em Kiev, destruído com armas de alta precisão na noite de domingo. Segundo os militares russos, após o início de sua operação na Ucrânia, o prédio deixou de funcionar e foi convertido em um depósito de munição para vários sistemas de lançadores de foguetes. O shopping foi bombardeado nas proximidades às 23h de domingo com armas de alta precisão e foi quase totalmente destruído. Pelo menos oito pessoas morreram no ataque, de acordo com a mídia local. Uma pessoa ficou ferida.

Anteriormente, internautas ucranianos haviam publicado imagens confirmando o uso militar do prédio. Em particular, uma fotografia mostra suprimentos militares estacionados em seu estacionamento, enquanto um vídeo mostra um sistema de lançadores de foguetes múltiplos disparando de seu território.

Essas postagens provocaram indignação nas mídias sociais ucranianas, onde um blogueiro ofereceu US$ 500 na segunda-feira por informações que ajudariam a localizar o autor da foto, que apareceu inicialmente no TikTok. 

"[Um míssil] caiu no shopping Retroville porque alguém compartilhou uma foto anteriormente com nossas equipes. Para 'curtir'. Vamos encontrar essa pessoa" , escreveu ele em sua página no Facebook, acrescentando que conseguiu identificar a conta supostamente vinculada à publicação, mas esta já foi desativada. 

Por seu lado, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) prendeu um homem que reconheceu ter gravado e publicado nas redes sociais um vídeo mostrando as posições das Forças Armadas da Ucrânia perto do centro comercial.

Em um clipe divulgado pela SBU, o detento explica que viu dois Akátsias, um sistema de artilharia auto-rebocado, perto de Retroville.

"O vídeo mostra um 'tiktoker' que recentemente postou na Internet materiais sobre a localização do Exército Ucraniano em Kiev. Mais tarde, o shopping center perto do qual nossos defensores estavam localizados foi alvo de um poderoso ataque de mísseis dos invasores russos. Sim Conscientemente ou sem saber, este homem agiu como observador para o inimigo será estabelecido durante a investigação", informou o Serviço de Segurança da Ucrânia.

Deve ser lembrado que Moscou  denunciou  repetidamente que os nacionalistas ucranianos usam áreas residenciais e instalações sociais como um "escudo humano" para implantar suas armas e estabelecer posições de tiro. Ele também pediu às organizações internacionais que pressionem as autoridades ucranianas para exigir que os nacionalistas não se escondam atrás da população civil.