terça-feira, 8 de março de 2022

COCA-COLA, MCDONALD'S E PEPSI SUSPENDEM OPERAÇÕES NA RÚSSIA: “NOSSOS VALORES PELO BEM DA HUMANIDADE ESTÃO DO LADO DA UCRÂNIA” PROCLAMAM AS CÍNICAS CORPORAÇÕES CAPITALISTAS

"Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia", diz o executivo-chefe da rede de hambúrgueres McDonald's que está fechando temporariamente seus 850 restaurantes na Rússia e interrompendo todas as operações no país, uma decisão que afetará 62.000 empregos, após aumentar os pedidos de ação após a invasão da Ucrânia. Mais tarde, foi anunciado que Coca-Cola, Pepsi e Starbucks também suspenderiam suas operações no país, tudo apresentado como uma decisão em defesa da liberdade e da democracia, aplaudida pelos midiotas da esquerda domesticada.

O McDonald's e outras empresas ocidentais de alimentos e bebidas enfrentaram pedidos para se retirar da Rússia após a invasão da Ucrânia. Na noite de terça-feira, a gigante do café Starbucks se tornou a mais recente empresa a dizer que estava suspendendo todas as atividades comerciais na Rússia. Ele disse que deixaria de enviar seus produtos e seus cafés, administrados por um licenciado, fechariam temporariamente.

A empresa disse que o Alshaya Group, com sede no Kuwait, que opera pelo menos 100 cafés Starbucks, ainda apoiará seus quase 2.000 funcionários na Rússia “que dependem da Starbucks para sua subsistência”.

A Coca-Cola Co disse mais tarde que estava suspendendo seus negócios na Rússia. A Pepsi também seguiu o exemplo, dizendo que a venda de suas marcas, investimentos de capital e toda publicidade seria suspensa na Rússia.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse à CNN há dois dias que “todas as empresas ocidentais devem se retirar da Rússia” por motivos humanitários. "Ficamos chateados ao ouvir que empresas como Coca-Cola e McDonald's permanecem na Rússia e continuam fornecendo seus produtos", disse ele.

O McDonald's, que opera na Rússia há mais de 30 anos, disse que não pode prever quando poderá reabrir seus restaurantes no país e "continuará a avaliar a situação e determinar se são necessárias medidas adicionais". Ele disse que “monitoraria de perto a situação humanitária”, bem como a interrupção de sua cadeia de suprimentos.

O fechamento do McDonald's ocorre depois que uma série de outras marcas de consumo, incluindo Netflix, Levi's, Burberry, Ikea e Unilever, proprietária da Marmite e Ben & Jerry's, anunciaram que interromperam os negócios no país.

As principais empresas de serviços profissionais, incluindo KPMG, PwC, EY e Deloitte , também cortaram negócios na Rússia e na Bielorrússia. Empresas de todo o mundo estão lutando para avaliar suas ligações com a Rússia depois que os EUA, a UE e o Reino Unido tentaram isolá-la economicamente com sanções.

As sanções também tornaram ilegal que empresas dos EUA, da UE ou do Reino Unido atendessem a algumas das maiores empresas russas, incluindo bancos como Sberbank, Gazprombank e VTB.