quarta-feira, 16 de março de 2022

GRAVE DENÚNCIA DA UNIÃO SINDICAL DE BASE (USB) DOS TRABALHADORES AEROPORTUÁRIOS ITALIANOS: “VOOS HUMANITÁRIOS VÃO CARREGADOS DE ARMAS PARA UCRÂNIA”

Um dos maiores sindicatos da Itália organizou um protesto em frente ao aeroporto de Pisa, após receber denúncias de trabalhadores de que os supostos voos humanitários destinados à Ucrânia transportavam armas e munições e não alimentos e medicamentos. Vários trabalhadores do aeroporto Galileu Galilei se recusaram a carregar um dos voos anunciados como transporte de ajuda humanitária à Ucrânia. As caixas não continham alimentos e medicamentos, mas sim armas, munições e explosivos, disse em comunicado a Unione Sindacale di Base (USB) que organizou um novo protesto para este sábado, dia 19 de março, conforme convocatória abaixo!

"Denunciamos firmemente essa clara falsificação, que cinicamente usa a ajuda humanitária como cobertura para alimentar a guerra na Ucrânia", aponta o USB. Francesca Donato, deputada italiana do Parlamento Europeu, comentou a declaração do sindicato apelando ao governo do país para "esclarecer" o que está acontecendo.

Enquanto isso, nesta terça-feira (15) os trabalhadores portuários de Livorno se juntaram ao protesto apoiando os seus colegas do aeroporto por defenderem os mesmos princípios. "Estamos juntos da população da Ucrânia, de Donbass e da Rússia e não queremos ser cúmplices neste conflito", disse a divisão do porto de Livorno em comunicado do USB. O sindicato também exortou todos os trabalhadores a se recusarem a carregar armas e explosivos.