terça-feira, 29 de março de 2022

GOVERNANDO PARA A BURGUESIA: PREFEITO EDMILSON RODRIGUES (PSOL) AUMENTA PASSAGEM DE ÔNIBUS EM BELÉM E PARABENIZA GUARDA MUNICIPAL POR REPRIMIR PROTESTOS POPULARES

Entrou em vigor nesta segunda-feira (28.03) o novo valor de R$ 4,00 na tarifa de ônibus de Belém. Segundo o Dieese/PA, o reajuste é de 11,11% em relação ao valor anterior enquanto os salários estão congelados e o povo trabalhador vive na miséria com o desemprego e os efeitos nefastos da pandemia. O aumento ocorre quando os trabalhadores e a juventude estão sofrendo diariamente com a elevação generalizada dos preços dos alimentos. Ao invés de tirar dos grandes empresários, Edmilson tira da população, como todos os políticos burgueses vem fazendo Brasil afora, governando para a grande burguesia e reprimindo os protestos populares através da ação truculenta da Guarda Municipal (GMB) que foi "parabenizada" por sua "firmeza" contra os ativistas que repudiaram o reajuste absurdo.

Com medidas repressivas, a “Belém de Novas Ideias”, liderada pelo prefeito do PSOL, Edimilson Rodrigues, repete velhas práticas de políticos fisiológicos que governam para os ricos e bem de acordo com as regras do regime político. Para manter os lucros dos empresários dos transportes, todas as secretarias do governo de Edmilson votaram a favor do aumento da passagem de ônibus.

No bairro da Sacramenta, manifestantes ocuparam um shopping, onde funciona um ponto de atendimento da Semob. Houve tumulto. Em imagens filmadas por celular, é possível ver agentes da Guarda Municipal usando escudos e spray de pimenta contra os estudantes. 

Essa não é a primeira vez que a prefeitura de Edmilson tem práticas semelhantes às da direita. No ano passado eles levaram a frente medidas neoliberais, como a reforma da previdência do município e o congelamento salarial dos trabalhadores. 

A proposta da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) de reajuste da tarifa de ônibus foi aprovada por 10, dos 15 votos no Conselho Municipal de Transporte. Uma das propostas não obteve votos, e foram 4 votos contra o aumento e uma abstenção.

Todos os dias a população de Belém e região metropolitana sofre com o total descaso que a questão do transporte público têm sido tratado pelas prefeituras: Ônibus sucateados, lotados e que demoram horas para deslocar a população que a cada dia mais aumenta, viraram algo rotineiro e que afeta severamente a vida em geral da classe trabalhadora.

PSOL, assim como PC do B e PT, que compõem essa gestão burguesa reforçam o discurso do “menos pior” justificando esse aumento e ainda que tentem desmobilizar as justas mobilizações e atos que estão sendo puxados. Isso é inaceitável!

Defendemos a total estatização do transporte coletivo, dando fim ao conglomerado de empresas privadas que fornecem um serviço de transporte precário, submetendo a classe trabalhadora e os estudantes a riscos de acidentes e a um cansaço físico e mental extremo. 

Ao mesmo tempo, cobram valores absurdos para não prejudicar suas taxas de lucros pagos pela nossa classe, lucros que de nada servem ao povo mas somente para encher os bolsos dos patrões.