sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

25.02 - DIA INTERNACIONAL DE LUTA POR ASSANGE: PELA LIBERDADE IMEDIATA PARA O FUNDADOR DO WIKILEAKS!

O fundador do WikiLeaks, o jornalista Julian Assange, segue lutando para não ser extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos e como parte desse combate movimentos sociais e organizações políticas  se reúnem nesta sexta-feira (25.02) em uma jornada de lutas internacional com o objetivo de defender a liberdade para Assange.
Em janeiro, a justiça britânica acatou uma ação movida por Assange e decidiu que ele poderá recorrer à Suprema Corte do Reino Unido contra sua extradição para os Estados Unidos. 

Em dezembro, a corte de apelações de Londres havia aprovado a entrega do australiano à Justiça norte-americana. As mobilizações do Dia Internacional de Mobilizações para Liberdade de Assange, previstas para esta sexta, devem ocorrer em diversos países. 

Os locais das ações são embaixadas e consulados dos Estados Unidos e do Reino Unido. No Brasil, atos estão previstos em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 

A data 25 de fevereiro foi escolhida porque será realizado neste dia o Tribunal de Belmarsh, em Nova York, com jornalistas, políticos e juristas, articulado pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP) com a Internacional Progressista.

Documentos e vídeos divulgados por Assange, em 2010 e 2011, descortinaram uma série de abusos cometidos por militares dos Estados Unidos, que assassinaram centenas de civis no Afeganistão e cerca de 66 mil em território iraquiano, além da tortura de prisioneiros. 

Advogados de Assange estimam que caso ele seja extraditado e condenado nas 18 acusações que enfrenta nos EUA – entre elas, conspirar para hackear bancos de dados militares dos EUA de modo a obter informações secretas confidenciais relacionadas às guerras do Afeganistão e do Iraque, que foram publicadas no site Wikileaks – ele pode pegar até 175 anos de prisão.