segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

MAGNATA ABUTRE GEORGE SOROS EXALTA GRUPOS NEONAZISTAS UCRANIANOS CONTRA A RÚSSIA: “BRAVOS COMBATENTES DA LIBERDADE”

O magnata húngaro-americano George Soros comparou a defesa dos “bravos ucranianos pela liberdade” durante a atual operação militar russa com os que em Budapeste resistiram ao avanço das forças soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial. Segunde ele “Testemunhei a transformação da Ucrânia, de um pedaço da União Soviética em colapso para uma democracia liberal e uma sociedade aberta. Enfrentou inúmeros atos de agressão russa, mas persistiu. Bravos ucranianos estão agora na linha de frente e arriscando suas vidas em um ataque que me lembra o cerco de Budapeste em 1944 e o cerco de Sarajevo em 1993”.

O cerco da capital húngara, a que se refere Soros, também conhecido como segunda Stalingrado, representou uma das vitórias mais importantes dos soviéticos contra os nazistas a caminho de Berlim para dar fim ao governo de Adolf Hitler. De outubro de 1944 a fevereiro de 1945, unidades regulares da Wehrmacht, corpos de elite nazistas Waffen-SS e tropas húngaras - o último aliado remanescente da Alemanha nazista - tentaram resistir ao avanço do Exército Vermelho. 

Já o cerco de Saravejo, em 1993, foi realizado pelas forças sérvias da autoproclamada República da Sérvia e do Exército Popular Iugoslavo, durante a Guerra da Bósnia, contra as forças de defesa da Bósnia e Herzegovina.