segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

INFORMES DO FRONT: AVIAÇÃO RUSSA ALCANÇOU SUPREMACIA AÉREA SOBRE TODO TERRITÓRIO DA UCRÂNIA

A Rússia informou na segunda-feira que a aviação russa alcançou a supremacia aérea sobre todo o território da Ucrânia. "A aviação russa ganhou supremacia aérea sobre todo o território ucraniano ", disse o porta-voz Igor Konashenkov. O alto funcionário também afirmou que nas últimas 24 horas as Forças Aeroespaciais Russas destruíram oito veículos de combate Buk M-1, complexos de defesa antiaérea S-300 e Buk M-1, três posições de rádio com estações P-14, quatro aeronaves de combate no chão e um no ar. No total, os militares russos destruíram 1.114 instalações de infraestrutura militar ucraniana, observou.

Também foi relatado que as forças da República Popular de Luhansk assumiram o controle das cidades de Khvorostyanka, Sukhanovka e Artyom, enquanto as forças da República Popular de Donetsk avançaram 19 km, assumiram o controle de Novy Aidar e bloquearam Volnovakha.

Ao mesmo tempo, o secretário de imprensa do Ministério da Defesa russo afirmou que as forças russas controlam as cidades de Berdyansk e Energodar, enquanto o território ao redor da central nuclear de Zaporizhia é "totalmente guardado e controlado" pelos militares russos.

Konashénkov denunciou que as autoridades ucranianas "usam os moradores da cidade [de Kiev] como escudos humanos ", pedindo-lhes que permaneçam na cidade, enquanto anuncia que "grupos de sabotadores russos supostamente operam na capital e que a própria cidade está bloqueada ". Na realidade, porém, na capital ucraniana proliferam " gangues armadas de saqueadores, saqueadores e nacionalistas " que obtiveram armas devido à decisão de Kiev de entregá-las à população, disse o alto funcionário.