quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

DESLIZAMENTOS EM PETRÓPOLIS: CAPITALISMO EMPURRA POVO TRABALHADOR PARA ENCOSTAS E MORROS ONDE A POBREZA VIRA UMA “TRAGÉDIA NATURAL” QUE DEIXA VÍTIMAS FATAIS ANO APÓS ANO!

O número de mortos em Petrópolis após a tempestade de terça (15.02) chegou a 108 até agora. Dos 101 corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML), 65 são de mulheres e 36 de homens. Desses, 13 são menores. Ao todo, 33 corpos foram identificados. A história não para de se repetir. Mais de 15 milhões de brasileiros vivem nestas mesmas “áreas de risco” segundo estudos técnicos, a que se somam outros muitos milhares em morros e favelas que são alvo de deslizamentos e desastres ano após ano. 

Os trabalhadores não têm como pagar aluguéis caríssimos e são forçados a morar em locais vulneráveis e perigosos, longe do centro e do trabalho. Como ocorre tragicamente todos os anos, presenciamos mais um assassinato de trabalhadores por completa irresponsabilidade dos governos neoliberais no Rio de Janeiro.

Fica evidente que o capitalismo mata e coloca cotidianamente a vida dos trabalhadores em risco, nossa tarefa é liquidar esse modo de produção senil e organizar os trabalhadores para resistir a seus golpes assassinos encobertos por “tragédias naturais”. 

Nossa solidariedade nesse momento de dor para as famílias das vítimas, nosso chamado a lutar contra o capitalismo assassino e seus gestores burgueses para quem a vida do povo trabalhador não vale nada!