sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“FAKE NEWS” FABRICADAS PARA JUSTIFICAR PROVOCAÇÕES DA OTAN: IMAGENS ENGANOSAS ESPALHADAS PELA MÍDIA VISAM ATACAR AÇÃO MILITAR DA RÚSSIA NA UCRÂNIA

Imagens antigas de aeronaves participando das comemorações do Dia da Vitória sobre Moscou foram legendadas incorretamente no Twitter. A operação militar russa da Ucrânia levou à publicação de vídeos e fotografias falsos ou enganosos nas redes sociais os quais os autores alegavam ser registros do conflito. Algumas das imagens checadas incluem registros de conflitos anteriores na Ucrânia ou em outras partes do mundo e de tropas em exercícios militares. Trata-se de uma manipulação midiática a serviço da OTAN e para atacar a justa operaçõa militar da Rússa na Ucrânia.

Nas primeiras horas do conflito, vários vídeos que supostamente mostravam a Força Aérea russa operando sobre a Ucrânia viralizaram nas mídias sociais. Um clipe, que foi posteriormente tirado do ar, mostra um avião de combate voando sobre uma área urbana, acompanhado por uma legenda que dá a entender que foi filmado no atual conflito na Ucrânia. Uma análise mais detalhada, no entanto, revela que a aeronave é um F-16 Fighting Falcon de fabricação americana, que nunca esteve em serviço na Rússia ou na Ucrânia.

Um segundo clipe mostra formações de caças e bombardeiros voando sobre uma área urbana ao som de sirenes de ataque aéreo. Checagens apontaram que as imagens mostravam os preparativos para um desfile militar em 2020. O som de uma sirene de ataque aéreo havia sido acrescentada sobre o áudio original.

Outro videoclipe afirma mostrar paraquedistas russos pousando perto da cidade ucraniana de Kharkiv. Legenda diz que militares russos desembarcam na ucrânia, mas checagem mostra que essas tropas não foram filmadas neste momento. Foi visto centenas de milhares de vezes no Twitter, mas, na verdade, apareceu pela primeira vez na internet em russo em 2016.

Um quarto clipe amplamente compartilhado no Twitter e no YouTube supostamente mostraria um jato russo sendo abatido sobre a Ucrânia. No entanto já vimos essa filmagem antes. É uma aeronave do governo líbio sendo derrubada por rebeldes sobre Benghazi em 2011. Vozes no vídeo podem ser ouvidas celebrando em árabe.

Imagem foi publicada com texto que menciona jato russo sendo abatido sobre a Ucrânia. No entanto, esta filmagem é da Líbia e tem mais de dez anos. Algumas imagens não mostram operações de combate. Cenas de uma explosão atrás de edifícios residenciais seriam da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia.

Entre os que compartilham o clipe está a conta no Twitter do ex-embaixador ucraniano nos Estados Unidos, Volodymyr Yelchenko.. No entanto, uma versão deste vídeo havia sido publicada no TikTok em 29 de janeiro, em uma conta que divulga regularmente imagens e filmes de explosões.

Imagem foi publicada com mensagem que diz 'Mariupol agora'. No entanto, esta filmagem havia aparecido no TikTok em janeiro. Além disso, como sugere a legenda do vídeo em russo, ele mostra o resultado de um raio em uma usina, em vez de uma ação militar. 

Os usuários também questionaram o fato de haver folhagens nas árvores, porque dados disponíveis mostram temperaturas médias de fevereiro em Mariupol em torno de 0ºC. Alguns usuários de redes sociais compartilharam uma imagem que mostraria tropas russas hasteando uma bandeira no prédio municipal na cidade ucraniana de Kharkiv na quinta-feira (24/2). Essa foto é de 2014, mas foi publicada como se fosse uma imagem atual de tropas russas hasteando bandeira no prédio municipal na cidade ucraniana de Kharkiv. Embora a legenda esteja correta - ela mostra os russos hasteando a bandeira naquele prédio em Kharkiv - as ferramentas de busca de imagens mostram que o evento ocorreu em 2014.

Finalmente, um vídeo compartilhado por uma conta do Twitter em chinês, com a legenda "Putin, o Grande, atacou a Ucrânia" é facilmente reconhecido como a explosão de um prédio portuário em Beirute em agosto de 2020, que causou mais de 200 mortes.

Essa imagem é de uma explosão em Beirute em 2020. mas foi compartilhada em chinês, com a legenda "Putin, o Grande, atacou a Ucrânia".