sábado, 19 de fevereiro de 2022

EXÉRCITO UCRANIANO, COM APOIO DA OTAN/EUA, BOMBARDEIA A POPULAÇÃO CIVIL DA REGIÃO DE DONBASS: NEONAZISTAS MAQUIADOS PELO DEMOCRATA GENOCIDA BIDEN

Assim que os soldados russos estacionados perto da fronteira com a Ucrânia retornaram às suas bases, o exército ucraniano, apoiado pelos EUA/OTAN, começou a bombardear os territórios das Repúblicas separatistas da região de Donbas, culpando as milícias independentes que os defendiam pela escalada terrorista promovida pelo imperialismo ianque.

Ontem, um carro-bomba explodiu em frente ao prédio do governo de Donetsk. Porta-vozes alegaram que um jipe ​​estacionado sem ninguém dentro foi explodido perto do prédio do governo no centro da cidade. Hoje cedo(19/02), ambas as repúblicas do Donbas anunciaram o estado de mobilização geral, que exige a ativação de todos os reservistas e a transformação da economia com vista à guerra.

A evacuação da população de Donetsk e Luhansk para a região russa de Rostov já começou. Cerca de 35.000 moradores de Lugansk já deixaram a cidade, enquanto o governo de Donetsk transferiu 6.603 pessoas, incluindo 2.436 crianças, para a Rússia.

As provocações ucranianas se tornaram uma constante, e servem para criar a justificativa da guerra imperialista. Na quinta-feira, o exército ucraniano bombardeou o Donbas com artilharia pesada, morteiros, lançadores de foguetes, mísseis antitanque e lançadores de granadas, disparando mais de 500 tiros em poucas horas. O fogo feriu um civil e causou danos a várias casas e infraestrutura em ambas as repúblicas.

Em apenas meia hora, o governo títere de Kiev, violou o cessar-fogo 43 vezes e disparou 80 munições contra o Donbas, espalhado por toda a linha de frente de sul a norte. Em Lugansk, o fogo de artilharia de 122 milímetros do exército ucraniano na vila de Nikolayevka danificou quatro casas e uma usina de produção de petróleo.

Em Donetsk, o fogo do exército ucraniano feriu um civil em Staromikhailovka e danificou duas casas nos arredores da capital. As milícias populares responderam com uma intensa barragem de artilharia que durou cinco horas, causando baixas entre os soldados ucranianos. Um deles morreu esta manhã. Ele sucumbiu a um ferimento de estilhaços, de acordo com o portal de notícias “Ukrinform”.

O bombardeio fazia parte de uma operação de “bandeira falsa“ tentando fazer acreditar que a Milícia Popular de Lugansk havia disparado contra um jardim de infância em Novaya Kondachovka, na área controlada pelo governo central da Ucrânia. Se forem analisadas as imagens da escola atacada, observa-se que os projéteis caíram do lado oeste. Em um vídeo feito por um morador de Novaya Kondachovka, você pode ouvir claramente os tiros disparados não muito longe de onde mora a pessoa que estava filmando.

Os soldados ucranianos estavam atirando de uma área residencial, esperando que as milícias populares não respondessem ao ataque naquela área. Caso contrário, o uso de civis como escudos humanos é um crime de guerra. O verdadeiro genocídio preparado pelos EUA contra o povo ucraniano é um crime hediondo e covarde, legitimado pelos governos burgueses neoliberais da Europa.