domingo, 20 de fevereiro de 2022

POLÍCIA PRENDE 100 MANIFESTANTES DURANTE PROTESTO CONTRA PASSAPORTE-COVID NO CANADÁ: DERROTAR O FASCISMO SANITÁRIO! TODO APOIO A LUTA DOS TRABALHADORES CANADENSES!

Em um encontro tenso a polícia do Canadá prendeu mais de 100 manifestantes nesta sexta, 18, em Ottawa e rebocou veículos, em uma operação para dispersar protestos liderados por caminhoneiros há mais de três semanas contra medidas de combate à Covid-19. O comandante da polícia, Steve Bell, informou em entrevista coletiva que os manifestantes “foram acusados de múltiplos crimes, entre eles vandalismo.” Bell acrescentou que a operação ocorria “como planejado”, mas levaria “tempo”. “Temos a situação em campo sob controle e continuamos avançando para desobstruir nossas ruas”, acrescentou, confirmando que não houve feridos. Protestos são contra medidas sanitárias e o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau. É necessário cobrir de ampla solidariedade essa luta contra o fascismo sanitário e lutar em defesa das liberdades democráticas e direitos dos trabalhadores canadenses!

Centenas de policiais se mobilizaram diante dos manifestantes que se recusavam a liberar as ruas do centro de Ottawa, desafiando fascista estado de emergência. Os policiais cercaram a área da manifestação e lentamente apertaram o cerco sobre os manifestantes, mas ainda não haviam chegado à avenida principal, ao redor do prédio do Parlamento. 

Vários manifestantes foram detidos. As autoridades burguesas continuam a alertar os manifestantes de que devem sair das ruas se não quiserem ser presos. Em algumas avenidas da capital, cobertas de neve recém-caída, foram removidos os primeiros veículos. 

Em sua conta no Twitter, o movimento ainda tentava convocar a mobilização: “Se você não concorda com os excessos ilegais e sem precedentes do governo, pare de fazer tudo o que está fazendo e faça sua voz ser ouvida. Canadenses, seu país precisa de vocês.”

Inicialmente subestimado pelo governo, o movimento de protesto canadense começou no final de janeiro a partir de caminhoneiros que protestavam contra a obrigação de se vacinarem para cruzar a fronteira com os Estados Unidos. As demandas, no entanto, se estenderam depois à rejeição de todas as medidas sanitárias e inclusive ao governo de Justin Trudeau. Este último disse na quinta, 17, que o movimento deixou de ser “pacífico”. Pela primeira vez desde o início do protesto, que acontece em frente ao Parlamento federal, este último permaneceu fechado nesta sexta-feira. Segundo o governo, os bloqueios fronteiriços organizados pelos manifestantes custaram “bilhões de dólares à economia canadense.” 

A cidade de Ottawa, a província de Ontário e todo o Canadá estão em estado de emergência devido a esse movimento de protesto sem precedentes.

Os caminhoneiros já anunciaram que iriam reforçar os protestos, que hoje galvanizam um amplo setor da classe trabalhadora e da população mais oprimida no país imperialista. Abaixo o governo neofascista de Trudeau! Construir uma alternativa revolucionária no coração do “monstro imperialista”.