sábado, 26 de fevereiro de 2022

CHINA SE “ABSTEVE” NA ONU: VOTO COVARDE DA BUROCRACIA RESTAURACIONISTA FORTALECE CERCO DA OTAN CONTRA RÚSSIA

A China se “absteve” na votação de ontem do Conselho de Segurança da ONU. A burocracia restauracionista busca um acordo com o imperialismo ianque e acaba por fortalecer o cerco da OTAN contra a Rússia. Sem dúvida trata-se de um golpe contra Putin que havia há poucos dias assinado um acordo estratégico com Xi Jinping anunciando uma parceria “sem limites”, uma suposta aliança defensiva para enfrentar o imperialismo ianque e a OTAN. Ocorre que quando se chegou na hora de votar no CS a China não honrou com sua “palavra”, demonstrando o caráter covarde da burocracia restauracionista.

A resolução recebeu o voto favorável de 11 dos 15 membros do Conselho, entre eles o Brasil, que é membro temporário do órgão. A Rússia foi o único voto contrário e vetou a proposta na sexta-feira (25), mas três países que fazem parte do Conselho se abstiveram: China, Índia e Emirados Árabes.

A história da luta de classes já demonstrou todos os limites das direções nacionalistas e restauracionistas em avançar na direção de um genuíno programa socialista, entretanto a mesma história já revelou que sob intensa pressão da luta de classes mundial, estas mesmas direções podem ir mais além do que se propõe programaticamente, como é o caso de Putin pela positiva. 

Como nos ensinou Trotsky, deixemos que a classe operária se imponha na crise mundial capitalista, dando a última palavra na história!