domingo, 20 de fevereiro de 2022

RÚSSIA LANÇA MÍSSEIS INTERCONTINENTAIS HIPERSÔNICOS EM EXERCÍCIO MILITAR: UM CLARO “AVISO” AOS EUA FRENTE AS PROVOCAÇÕES DA OTAN NA UCRÂNIA

A Rússia testou neste sábado (19) mísseis balísticos e de cruzeiro, descrevendo o ato como um exercício estratégico de dissuasão. O teste foi feito para mostrar a “tríade” de armas que a Rússia tem a sua disposição: lançamentos de ar, mar e solo. O presidente Vladimir Putin supervisionou pessoalmente os lançamentos de um centro de comando junto com seu aliado e homólogo de Belarus, Alexander Lukashenko, conforme afirmou comunicado do Kremlin. Tratou-se de uma clara aviso aos EUA diante as provocações da OTAN na Ucrânia, uma iniciativa militar que dever ser apoiada por todos os combatentes e organizações anti-imperialistas!

Vídeos divulgados pelo governo russo mostraram um caça lançando um míssil de cruzeiro do ar, um veículo de lançamento móvel disparando um míssil balístico intercontinental e um míssil hipersônico lançado pelo mar, segundo o jornal americano "The New York Times" (veja vídeo acima).

Uma combinação de mísseis balísticos e de cruzeiro estavam programados para ser lançados como parte das manobras, que envolve os mísseis estratégicos do país no Mar Negro, informou o Kremlin, de acordo com o canal de televisão do Ministério da Defesa da Rússia, Zvezda.

As armas já haviam sido mostradas antes, mas duas delas foram projetadas para evitar defesas antimísseis dos Estados Unidos. O Kremlin disse que o teste foi projetado para mostrar a “tríade” da Rússia – lançamentos do solo, ar e mar, que refletem os tipos de armas do arsenal americano.

Moscou também havia anunciado que o treinamento envolveria soldados do distrito militar do sul da Rússia, das Forças Aeroespaciais, das Forças Estratégicas e das frotas do Norte e do Mar Negro. 

Segundo o Kremlin, o objetivo das manobras era "testar o nível de preparação" das forças envolvidas e a "confiabilidade das armas estratégicas nucleares e não nucleares". 

Em sua definição mais ampla, as forças "estratégicas" russas servem para responder a ameaças, inclusive em caso de guerra nuclear. Estão equipadas com mísseis de alcance intercontinental, bombardeiros estratégicos de longo alcance, submarinos, navios de superfície e aviação naval com mísseis convencionais de longo alcance.