terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

CANADÁ, “PARAÍSO DA DEMOCRACIA” OU “REPUBLIQUETA PERIFÉRICA”?: DECRETADO ESTADO DE SÍTIO EM TODO O PAÍS CONTRA A GREVE DOS CAMINHONEIROS 

Esta manhã(14/02), no centro do imperialismo, o reacionário Primeiro-Ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou que invocará a “Lei de Emergência Nacional” (eufemismo para designar o conhecido Estado de Sítio nos países periféricos), nunca antes usada no Canadá para dar ao “democrático” governo neofascista plenos poderes para reprimir os multitudinários protestos dos caminhoneiros contra o passaporte sanitário e a vacinação obrigatória.

Sob a “Lei de Emergência Nacional” que substituiu a Lei de Medidas de Guerra em 1988, uma emergência nacional é definida como uma "situação urgente e crítica" que "coloca em sério risco a vida, a saúde ou a segurança dos canadenses". O filhote de Mussolini, Trudeau, informou aos Primeiros-Ministros regionais que serão proibidas reuniões, manifestações e bloqueios de estradas. Os bancos poderão até congelar as contas correntes de quem participar dos protestos, sem necessidade de ordem judicial.

No ano passado, Trudeau fazendo demagogia internacional contra o governo de direita na Índia, expressou cinicamente seu apoio aos agricultores indianos que bloquearam as principais estradas para Nova Délhi por um ano, dizendo na época: "O Canadá sempre estará lá para defender o direito de protesto pacífico".

A draconiana medida confere poderes especiais ao Primeiro-Ministro para responder a situações de emergência que afetem o bem-estar público (desastres naturais, surtos de doenças), a ordem pública (agitação político ou civil), emergências internacionais ou emergências de guerra.

O decreto do governo imperialista concede a Trudeau o poder de “tomar medidas temporárias especiais que podem não ser apropriadas em tempos normais” para lidar com uma “situação urgente e crítica” e as consequências resultantes.

A polícia da cidade de Ottawa reconheceu que está sobrecarregada por uma multidão que protesta contra a vacinação obrigatória e outras medidas restritivas. Apesar do Estado de Emergência provincial, baixado antes do Nacional, os manifestantes ignoraram a ameaça de prisão e se reuniram no centro da cidade no fim de semana, reunindo milhares de pessoas. Os manifestantes ergueram tendas, um palco e uma grande tela de vídeo em várias ruas, incluindo a Wellington Street, que passa pelos prédios do Parlamento e pelo gabinete do Primeiro-Ministro.

O bloqueio da Ambassador Bridge em Windsor, Ontário, um importante elo de abastecimento entre o Canadá e os Estados Unidos, foi disperso pela ação violenta da polícia na manhã de ontem, prendendo 12 pessoas.

Uma vez que o governo declarou Estado de Emergência, a medida já entra em vigor imediatamente, mas Trudeau ainda tem que ir ao Parlamento dentro de sete dias para obter a ratificação. Se a Câmara ou o Senado votar contra a moção, a declaração de Emergência é revogada. Por isso os caminhoneiros já anunciaram que iriam reforçar os protestos, que hoje galvanizam um amplo setor da classe trabalhadora e da população mais oprimida no país imperialista. Abaixo o governo neofascista de Trudeau! Construir uma alternativa revolucionária no coração do “monstro imperialista”.