terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

DECLARADO ESTADO DE EMERGÊNCIA POLÍCIAL EM OTTAWA(CANADÁ) CONTRA A GREVE DOS CAMINHONEIROS: ESQUERDA DOMESTICADA DIZ QUE MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES EM DEFESA DOS SEUS DIREITOS É “COISA DA DIREITA”… 

O ultra reacionário prefeito de Ottawa, Jim Watson, declarou neste último domingo (06/02) estado de emergência policial na capital canadense, Ottawa, em razão dos multitudinários protestos que os caminhoneiros vêm desenvolvendo há vários dias devido à esdrúxula medida fascista de exigir o passaporte vacinal para cruzar a fronteira com os Estados Unidos. O direito democrático dos povos e trabalhadores de livre trânsito entre as fronteiras nacionais, é uma bandeira histórica dos Marxistas Internacionalistas. Entretanto a “exquerda” reformista e domesticada agora defende a obrigatoriedade de um “passaporte sanitário”, imposto pelo imperialismo ianque e seus apêndices europeus, e se isso já não fosse suficientemente criminoso ainda faz apologia da repressão policial do Estado capitalista contra a população insubmissa.

"Declarar um estado de emergência reflete o grave perigo e ameaça à segurança dos moradores representados pelas manifestações em andamento e destaca a necessidade de apoio de outras jurisdições e níveis de governo", declarou o Gabinete do Prefeito de Ottawa. Por sua vez, a afirmação do prefeito indica que o estado de emergência policial proporciona mais flexibilidade dentro da administração municipal para “permitir que a cidade de Ottawa gerencie a continuidade dos negócios de serviços essenciais para seus moradores”. Ou seja, repressão estatal fascista contra os trabalhadores para permitir liberdade dos negócios das corporações imperialistas, como a Big Pharma por exemplo.

Desde 29 de janeiro passado, os caminhoneiros saíram às ruas para protestar pacificamente contra o Primeiro-Ministro Justin Trudeau e as draconianas medidas das autoridades sanitárias canadenses, adotadas em 15 de janeiro. Inicialmente, o "Comboio da Liberdade" começou a bloquear ruas e avenidas em Ottawa, mas depois milhares de cidadãos e trabalhadores insatisfeitos com o governo burguês neoliberal se juntaram as manifestações, se unindo com os caminhoneiros para engrossar nacionalmente os protestos em cidades como Toronto, Quebec e Vancouver.

Apesar da enorme pressão popular, os governos locais anunciaram que permanecerão firmes em sua decisão de impedir o livre deslocamento: “Colocamos a questão das vacinas e dos passaportes sanitários em votação nas eleições (2021) e estamos simplesmente cumprindo a promessa que fizemos com o apoio da grande maioria dos canadenses”, disse o ministro da Segurança Pública, Marco Medicino.

O comando policial canadense anunciou uma nova operação em parceria com agências de inteligência para criar “operações e investigações de inteligência aprimoradas” que se concentrarão em protestos contra restrições sanitárias, caminhoneiros e seus apoiadores, incluindo agricultores, que contribuíram com seus tratores para a mobilização. Em entrevista coletiva, o porta-voz da polícia disse que também está colaborando com o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos EUA para investigar "ameaças online". O mais asqueroso nesse importante processo de organização de um setor estratégico da classe trabalhadora, como o de transportes em um país imperialista, é a postura da esquerda reformista, anunciando descaradamente sua colaboração com a CIA, para “salvar a democracia e suas instituições”…