sábado, 5 de março de 2022

INFORMES DO FRONT: RÚSSIA ANUNCIA CESSAR-FOGO TEMPORÁRIO E ABERTURA DE CORREDORES HUMANITÁRIOS NA UCRÂNIA

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou neste sábado um cessar-fogo temporário e a abertura de corredores humanitários na Ucrânia. "Hoje, 5 de março, às 10h00 hora de Moscou (4h00 no horário de Brasília), o lado russo declara o regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para saída de civis de Mariupol e Volnovakha". A Rússia especificou que os corredores estão acordados com a Ucrânia e permitirão a saída da população civil das cidades de Mariúpol e Volnovaja (região de Donbass). Por sua vez, o prefeito de Mariúpol, Vadím Bóichenko, escreveu em sua conta no Telegram que o estabelecimento dos corredores permitirá a restauração de infraestruturas essenciais, como eletricidade e abastecimento de água, bem como a recuperação da telefonia móvel. "Também será possível fornecer a Mariupol produtos e medicamentos essenciais", observou Boichenko. 

O representante da Milícia Popular da República de Donetsk, Eduard Basurin, sublinhou que Mariupol está numa situação de catástrofe humanitária, uma vez que não há eletricidade, água, alimentos ou aquecimento na cidade há mais de cinco dias.

A abertura de rotas humanitárias foi um dos principais temas abordados durante a segunda ronda de negociações entre as delegações dos dois países, que decorreu esta quinta-feira na zona florestal de Belovezha, na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia. O conselheiro presidencial Vladimir Medinski, que lidera a delegação russa nas negociações, descreveu como " um progresso considerável " o estabelecimento de tais corredores para "o resgate de pessoas presas na zona de guerra".

Enquanto isso, os militares russos continuam a fornecer ajuda humanitária à população das regiões de Sumy, Kharkiv e Kherson, Kiev, bem como nas repúblicas de Donetsk e Lugansk. Só esta sexta-feira estava prevista a distribuição de 280 toneladas de produtos essenciais, medicamentos e alimentos, segundo a pasta da Defesa Russa.