terça-feira, 26 de abril de 2022

COREIA DO NORTE FAZ DESFILE MILITAR COM MÍSSIL INTERCONTINENTAL DE CAPACIDADE NUCLEAR: APOIAMOS O PLENO DIREITO DE AUTODEFESA DO ESTADO OPERÁRIO FRENTE AS PROVOCAÇÕES DO IMPERIALISMO IANQUE!

Celebrando o 90º aniversário de suas Forças Armadas, regime de Kim Jong Un exibiu mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) e outras armas.  A Coreia do Norte vai acelerar o desenvolvimento de seu arsenal nuclear, disse o dirigente stalinista. O Pyongyang intensificou os testes de armas e demonstrações de poder militar em meio a paralisadas negociações de desnuclearização com os Estados Unidos e um novo governo conservador na Coreia do Sul, além da guerra na Ucrânia.

Autoridades norte-americanas e sul-coreanas dizem que há sinais de novas construções no único local de testes nucleares conhecido da Coreia do Norte, que está oficialmente fechado desde 2018, sugerindo que Pyongyang pode estar se preparando para retomar os testes de armas desse tipo. 

“A força nuclear da República deve estar pronta para exercer sua missão responsável e dissuasão única a qualquer momento”, disse Kim, segundo a KCNA. A missão fundamental da força nuclear do Norte é impedir a guerra, mas essa pode não ser a única utilidade, acrescentou. “Se alguma força tentar se intrometer nos interesses fundamentais de nossa nação, nossas forças nucleares serão forçadas a realizar inesperadamente sua segunda missão”, disse Kim.

O desfile contou com o maior ICBM conhecido da Coreia do Norte, o Hwasong-17. O míssil maciço foi testado pela primeira vez no mês passado.

A comemoração também contou com fileiras de armas convencionais, como artilharia, lançadores de foguetes e tanques protótipos, além de dezenas de milhares de soldados gritando “longa vida” para Kim Jong Un.

Como Marxistas Revolucionários, não podemos assumir diante de um conflito que pode ter proporções nucleares a “posição de avestruz” da maioria das correntes revisionistas, por isto declaramos em “alto e bom som” nosso apoio ao Estado Operário norte-coreano, apesar da burocracia dinástica que o governa. 

Devemos mobilizar amplos setores do proletariado e da juventude para repudiar as provocações militares do império ianque contra a Coreia do Norte e apontar o governo Biden como responsável pela escala militar.

Por outro lado, não devemos nutrir a menor confiança política na capacidade de resistência da burocracia stalinista coreana, pronta para capitular a qualquer momento em troca de sua própria sobrevivência enquanto uma casta social privilegiada.

A tarefa que se impõe no momento é o chamado ao conjunto do proletariado asiático que se unifique na bandeira da derrota do imperialismo ianque e seus protetorados militares da região, em particular convocando a classe operária do Sul para cerrar fileiras na luta pela reunificação socialista do país.