terça-feira, 19 de abril de 2022

LOCKDOWN DURO DECRETADO EM XANGAI: GOVERNO CHINÊS FAZENDO O “JOGO SUJO” DA GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO

O duro bloqueio sanitário de Xangai, decretado pelo governo capitalista de Xi Jinping, não foi tão divulgado na mídia corporativa quanto a Guerra da Ucrânia, mas suas consequências negativas para a economia capitalista mundial são ainda mais importantes do que a operação militar russa. Quando a economia chinesa “espirra”, os mercados mundiais pegam um “resfriado”, e o resultado foi a queda das bolsas e uma nova quebra na cadeia produtiva global, gerando uma “instabilidade” industrial (com um incremento maior da inflação) bastante rentável as corporações do mercado financeiro internacional.

A absurda política de "zero covid" da China é o maior choque econômico do ano. O governo restauracionista de Pequim estabeleceu uma meta de crescimento do PIB de 5,5% para este ano, uma meta impossível de cumprir, embora seja a mais baixa desde a década de 1990.

No primeiro trimestre, a economia chinesa cresceu apenas 4,8%, mas o número é anterior aos últimos confinamentos, que afetaram vários centros econômicos da China, incluindo Shenzhen e Xangai.

O crescimento do PIB chinês pode ser muito menor do que os dados oficiais do primeiro trimestre indicam. As cadeias de suprimentos foram quebradas novamente, forçando as fábricas a fechar, pois não podem ser abastecidas por seus fornecedores e não podem abastecer seus clientes corporativos mundiais.

A taxa de desemprego aumentou e está próxima de 6% em março, as vendas no varejo, principal indicador de gastos do consumidor, caíram 3,5%, sua maior queda desde abril de 2020, quando a China começou a sair da primeira série de confinamentos sanitários.

As importações caíram em março pela primeira vez em mais de um ano, as exportações desaceleraram e a produção industrial está desacelerando. O setor imobiliário, pilar da economia chinesa, continua em declínio. Depois de estabilizar no início do ano, as vendas de casas novas caíram no mês passado para seu nível mais baixo em dois anos. O desenvolvimento habitacional caiu 20% mais no primeiro trimestre.

Nesta primavera chinesa devemos esperar uma desaceleração da economia chinesa que, muito possivelmente, terminará em recessão no segundo trimestre deste ano, o que será um evento histórico, inédito nas últimas três décadas.

O governo Xi Jinping diz que começará a implementar uma política econômica expansionista cujo impacto será limitado se os confinamentos não forem levantados imediatamente. Na última sexta-feira, o Banco Central anunciou que reduziria o índice de reservas obrigatórias dos bancos comerciais em 25 pontos-base, pela primeira vez este ano. Esta medida é muito limitada e ate decepcionante para os agentes econômicos, um sinal de que Pequim ainda não está pronta para trazer a artilharia pesada para resgatar sua economia à beira de uma crise.

Porém existe um elemento político e determinante neste bloqueio injustificado, tendo como pretexto uma suposta expansão da Covid(somente 3 mortes em uma cidade com mais de 25 milhões de habitantes), é o disciplinamento da classe operária através do terror sanitário, principalmente em uma etapa que o governo do PCC está sendo forçado a estabelecer uma linha de contenção para atenuar a ofensiva imperialista. Como burocratas exemplares, o governo Xi Jinping não quer ver em seu país nenhum “surto” anti-imperialista das massas, por isso utiliza a fraude científica mundial do coronavírus, organizada pelos rentistas do Fórum de Davos, para manter isolado em confinamento o gigantesco proletariado chinês.