segunda-feira, 18 de abril de 2022

SÉRVIOS E RUSSOS, POVOS IRMÃOS NA LUTA CONTRA A OTAN: MULTIDÃO MARCHA EM BELGRADO EM APOIO A OPERAÇÃO MILITAR RUSSA NA UCRÂNIA 

Uma multitudinária marcha com bandeiras russas e sérvias tomou as ruas da capital da Sérvia contra as sanções e favor da operação russa na Ucrânia. A Marcha também repudiou o voto do governo sérvio na ONU, submisso à resolução ordenada de Washington para suspender Moscou do Conselho dos Direitos Humanos. Milhares de sérvios foram às ruas de Belgrado na noite da última sexta-feira (15/04)levando bandeiras russas e sérvias e proclamando os dois países “irmãos para sempre”, expressando assim seu apoio à operação militar especial russa para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia, proteger a população russófona do Donbass e barrar a expansão da OTAN até às fronteiras russas.

O mote da manifestação – “Não em Meu Nome” – foi o repúdio ao voto, na ONU, do enviado sérvio, pela suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos. Voto que contraria toda a lógica da política externa sérvia e que, segundo o presidente Aleksandar Vucic, foi dado sob “incontáveis e difíceis pressões” de Washington e de Bruxelas. Apesar disso, Belgrado se recusa a impor sanções contra a Rússia. Foi a segunda grande mobilização em Belgrado em apoio à Rússia desde fevereiro.

Os manifestantes marcharam pelo centro de Belgrado até a embaixada russa cantando: “Sérvios e russos – irmãos para sempre!” e “Kosovo é Sérvia, Crimeia é Rússia!”. A certa altura, os manifestantes desfraldaram um estandarte tricolor de 20 metros, que de um ângulo se via com as cores da bandeira da Rússia e de outro a bandeira da Sérvia, registrou a rede de notícias RT.

Presentes também as bandeiras de Donetsk e Lugansk – as duas repúblicas populares do Donbass que Moscou reconheceu como independentes em fevereiro – e cartazes com o contorno de Kosovo, a província sérvia ocupada pela militarmente pela OTAN , e o lema “Sem rendição”. A Sérvia jamais reconheceu a ‘independência de Kosovo’, decretada em 2008 sob égide das tropas de ocupação da OTAN .