terça-feira, 12 de abril de 2022

GOVERNO NACIONALISTA BURGUÊS DO MÉXICO OBTEVE IMPORTANTE VITÓRIA CONTRA A CASA BRANCA: REFERENDO REVOGATÓRIO DEU 96% DE APOIO AO PRESIDENTE LÓPEZ OBRADOR 

O presidente Andrés Manuel López Obrador comemorou nesta última segunda-feira (11/04) a importante vitória obtida no referendo revogatório realizado no dia anterior, quando cerca de 16,5 milhões de votantes participaram e lhe deram um aval de 91,8% para continuar à frente do governo mexicano. “Essa é a essência da democracia: o poder emana do povo e é instituído em seu benefício, e o povo tem o direito a todo momento, o poder de mudar a forma de seu governo”, enfatizou Obrador, fazendo uma ode a democracia burguesa.

Na avaliação do líder mexicano, o fato de ter obtido mais de 15 milhões de votos, o equivalente a 91,8%, apesar do boicote do Instituto Nacional Eleitoral (INE), que instalou apenas 30% das urnas sob a orientação direta da Casa Branca que se opunha a realização do plebiscito, é uma clara expressão de que a população mexicana rejeitou a ingerência imperialista no país.

Inédita no México, a consulta popular não alcançou a barreira para ser considerada vinculante, que era de participação de 40% das pessoas registradas para a votação (37 milhões). Desta forma a iniciativa de Obrador não será inserida na legislação eleitoral do país.Pouco mais de um milhão dos consultados decidiram que o mandato deveria ser revogado, o que significa 6,4%, contra mais de 15 milhões em favor da continuidade e 274.988 os nulos, ou 1,6%.