segunda-feira, 18 de abril de 2022

ERDOGAN LANÇA OFENSIVA MILITAR CONTRA O PKK NO IRAQUE: EM DEFESA DO POVO CURDO E DE SEU DIREITO À INDEPENDÊNCIA NACIONAL!

O ministro da Defesa turco comentou que as forças militares de seu país atacaram os campos do PKK no norte do Iraque. O ministro da Defesa, Hulusi Akar, disse que a operação militar inclui ataques aéreos com aviões, helicópteros e dispositivos não tripulados, bem como uma incursão terrestre por tropas de comando. Akar comentou que as forças militares de seu país atacaram alvos, acampamentos, túneis, abrigos e áreas de armazenamento de munição de combatentes do PKK nas áreas de Metina, Zap e Avasin-Basyan. O centro da preocupação turca é que os curdos se fortaleçam ainda mais na região, porque o estabelecimento do governo autônomo curdo no norte do Iraque e a posse de cidades iraquianas de Mosul e Kirkut, após a ocupação, importantes centros de reserva e extração petrolífera, deu grande impulso a um sentimento popular que exige a constituição de um Estado independente.

O PKK luta contra o governo turco desde 1984 em um conflito que já custou mais de 40.000 vidas. O movimento é considerado um grupo terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia. O ascenso do movimento nacionalista curdo também desestabiliza internamente a própria Turquia, já que em seu território existem mais de 12 milhões de curdos vivendo sob um férreo regime de opressão nacional, cuja expressão mais conhecida é a prisão do líder curdo nacionalista do PKK, Abdullah Ocalan.

Denunciamos o ataque ao PKK e chamamos seus militantes a lutar pela sua independência nacional unindo os curdos do Iraque, Turquia e Síria em frente única com o governo Assad, contra o imperialismo ianque e Erdogan, dando assim um caráter extremamente progressista a sua justa aspiração nacional. A consequente defesa do direito à autodeterminação curda através de um programa marxista revolucionário passa, neste momento, pelo chamado à unidade revolucionária dos trabalhadores turcos, iraquianos, iranianos, sírios e curdos, conformando milícias multiétnicas para derrotar o imperialismo ianque e seu agente Erdogan.