terça-feira, 12 de abril de 2022

O DISTRACIONISMO DO PCB... MUITO “BLÁ, BLÁ BLÁ” PARA JUSTIFICAR SEU “DERROTISMO” NO CONFLITO ENTRE OTAN E RÚSSIA

O Secretário-Geral do PCB, Edmilson Costa, escreveu recentemente (05.04) um longo artigo intitulado “A crise na Ucrânia e o declínio do imperialismo estadunidense” para expor a posição do partido no conflito entre a OTAN e seu governo fantoche na Ucrânia com a Rússia. O verdeiro “blá, blá, blá” com ares de elaboração política-teórico serve toscamente apenas para justificar a vergonhosa defesa do “derrotismo” no conflito entre a OTAN e a Rússia.

LEIA TAMBÉM: RÚSSIA É UM PAÍS IMPERIALISTA? “TESE” PROPAGADA PELOS REVISIONISTAS PARA JUSTIFICAR “NEUTRALIDADE” NA GUERRA DA UCRÂNIA É UMA RUPTURA COMPLETA COM AS LIÇÕES PROGRAMÁTICAS DO LENINISMO

Nas “conclusões provisórias” do prolixo texto podemos ler que “O declínio imperialista nessas duas áreas chaves do domínio econômico e político torna mais clara a transição da hegemonia do Ocidente para a Ásia–Pacífico, processo que será estimulado pelo estreitamento das relações entre a China e Rússia, que continua 'firme como uma rocha' como dizem os chineses apesar das pressões do Ocidente”. O que significa exatamente essa caracterização? O PCB considera que a Rússia e a China são países imperialistas e, em particular, na guerra da Ucrânia podemos caracterizar um conflito entre imperialismos (EUA/UE versus Rússia)? Edmilson não responde nada claramente em suas conclusões mas seu artigo serve como uma "cortina de fuma" para defender a posição “derrotista” do PCB, que copiou do KKE grego.

Não por acaso Edmilson afirma “Estamos diante de uma transição de hegemonia em que o velho imperialismo está em declínio em função de um conjunto de mudanças qualitativas que ocorreram na divisão internacional da produção e do trabalho. Como a história tem provado, todo período de transição de hegemonia é marcado por perturbações de toda ordem na conjuntura internacional, porque o velho está morrendo e o novo ainda não se consolidou completamente. A guerra na Ucrânia foi apenas o gatilho que veio acelerar o processo de transição que já vinha sendo construído nos subterrâneos da geopolítica internacional.” Para o PCB estamos diante diante guerra, um “gatilho” da transição da hegomonia imperialista! O novo eixo imperialista para Edmilson é a China-Rússia, por isso a sua defesa do derrotismo!

A declaração da Comissão Política Nacional do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) sobre a crise militar na Ucrânia afirma “Os interesses das burguesias estadunidense e russa são evidentes nessa luta pela partilha do mundo capitalista e a guerra não interessa aos trabalhadores.” (25.02). Apesar do PCB dizer que no título da declaração “Pelo fim da OTAN e da guerra – pela paz e o socialismo na Ucrânia, na Rússia e em todo o mundo!” o texto claramente não se coloca no campo militar da Rússia contra a OTAN, ao contrário, defende a falsa “neutralidade” na guerra que Moscou leva adiante contra a aliança imperialista comandada pelos EUA. 

Ainda segundo a declaração do PCB “A Rússia é, hoje, um país capitalista, cujo governo atual tem pretensões expansionistas e exerce forte repressão interna aos movimentos dos trabalhadores” dando claro sinal que caracteriza a Rússia como uma potência imperialista. Somente os ignorantes na teoria Marxista Leninista (como a direção nacional do PCB) caracterizam a Rússia restaurada como um país imperialista, para justificar sua falsa neutralidade diante das agressões da OTAN contra povos e regimes de países semicoloniais. Nesse sentido, o PCB pela sua neutralidade na guerra vergonhosamente virou apêndice social-democrata do PSOL. 

O contemporâneo expansionismo geopolítico e militar russo nada tem a ver com a rigorosa definição Leninista de imperialismo, como sendo a “exportação do capital financeiro por meio da força”, ao contrário é reflexo direto da reação nacionalista da “jovem” burguesia russa, oprimida pelo capital imperialista.