quarta-feira, 20 de abril de 2022

ESPIONAGEM DA BIGTECH A SERVIÇO DA OTAN: GOOGLE REPASSA PARA FORÇA UCRANIANAS POSIÇÃO DE BASES RUSSAS

O Google Maps decidiu na última segunda-feira, 18, retirar a 'borragem' que até então era colocada em cima das bases militares russas, em sua plataforma. Com a decisão, agora as imagens de alta resolução nos locais onde estão armamentos estratégicos, por meio dos satélites, podem ser visualizadas. Sabe-se que o site tem como tradição não revelar áreas militares em todos os países, geralmente deixando-as borradas e sem muita aproximação por zoom. Com a liberação das imagens, em teoria, as tropas militares de toda a Ucrânia ganham uma vantagem poderosa perante os russos, que estão totalmente expostos. Inclusive, o perfil das Forças Armadas ucranianas postou no Twitter a notícia comemorando a ação do espião a serviço da OTAN.

Dentre as imagens de território militar russo disponíveis no Google Maps, estão: Área russa onde é possível ver a posição de lançamento de um míssil balístico intercontinental; uma base aérea militar na cidade de Kursk, no oeste da Rússia, que fica a apenas 150 quilômetros da fronteira com a Ucrânia; submarinos na península de Kamchatka, no extremo Leste da Rússia, próximo ao Japão; uma base com armas nucleares perto de Murmansk, próximo da fronteira com a Finlândia; O caça SU-57, de 5ª geração, que é considerado um dos mais modernos da Força Aérea russa. Possui armamentos avançados e tecnologia para fugir da detecção de radares.

As imagens de satélite são um dos maiores problemas para os russos, porque são essas informações que dão aos ucranianos um conhecimento prévio dos movimentos inimigos. 

A operação do Google Maps também ocorre em meio a tensões entre a multinacional norte-americana Alphabet e a Rússia. Em março, logo após a invasão da Ucrânia, o Google parou de vender anúncios online para usuários russos. Anteriormente, a empresa havia bloqueado fontes de notícias da mídia estatal russa.