quarta-feira, 13 de abril de 2022

EFEITO BUMERANGUE DAS SANÇÕES CONTRA RÚSSIA: INFLAÇÃO NOS EUA NÃO PARA DE SUBIR E BATE RECORDE DE 41 ANOS

Em seu relatório mensal do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do mês de março, o Bureau of Employment Statistics (BLS) dos Estados Unidos revelou um novo recorde anual de inflação de 8,5%, o maior em 41 anos. A gasolina, que subiu 18% em março, é um dos ganhos mais destacados. O aumento mensal da inflação em março foi de 1,2%, o que elevou a inflação anual desse mês em 8,5% em relação a março de 2021. O BLS observou em seu relatório que a inflação atingiu sua aceleração mais rápida desde 1981, após um aumento de alimentos e energia exacerbado pela crise na Ucrânia. O aumento foi maior do que o esperado pelos analistas. Os dados do IPC incluem, pela primeira vez, o impacto econômico da ação militar russa na Ucrânia e o efeito bumerangue das sanções de Biden contra Moscou. Rússia é um dos principais exportadores de energia e, juntamente com a Ucrânia, são importantes fornecedores de trigo e outros grãos para vários países do mundo.

Quando se consideram os aumentos de alimentos, energia e abrigo, o impacto sobre os consumidores é muito maior que 8,5%. O BLS observou que a gasolina subiu 18,3% em março e é responsável por mais da metade do aumento do mês. A alimentação em casa aumentou 10% em março, o maior aumento dos últimos 12 meses.

Os mercados reagiram em baixa após o anúncio do novo aumento do IPC, devido às expectativas de novos aumentos das taxas de juro por parte da Fed . O índice S&P 500 registrou queda de 0,69% nas últimas 24 horas, enquanto o Nasdaq recuou 1,42% no mesmo período. 

O Bitcoin (BTC), que caiu para US$ 39.000 na noite de segunda-feira, 11 de março, registrou um rali na terça-feira. No entanto, após o anúncio do BLS, o preço do BTC caiu novamente. No momento da redação deste artigo, o preço do BTC é de US$ 39.471, de acordo com o índice de preços CriptoNoticias.

Por ocasião do anúncio do índice de preços ao consumidor do mês de janeiro, o preço do bitcoin registrou uma recuperação, conforme noticiado pela CriptoNoticias. Atualmente, a correlação entre bitcoin e ações aumentou significativamente, o que pode ter favorecido a queda do BTC.

Os dados do IPC incluem, pela primeira vez, o impacto económico da invasão russa da Ucrânia, que provocou um abrandamento da economia à escala global. A Rússia é um dos principais exportadores de energia e, juntamente com a Ucrânia, são importantes fornecedores de trigo e outros grãos para vários países do mundo.